Pular para o conteúdo
Cotidiano

Medica cuiabana é nomeada nova diretora do HU de Dourados

Nomeação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União 
Arquivo -

Nomeação foi publicada nesta sexta-feira no Diário Oficial da União 

Foi publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feira (24), a nomeação da médica Mariana Trinidad Ribeiro da Costa Garcia Croda como superintendente do HU-UFGD (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados). A indicação de seu nome para o cargo foi aprovada em reunião do Conselho Universitário da UFGD, no dia 15 de julho.

Após a indicação, feita pela reitora da Universidade, professora Liane Maria Calarge, o nome da médica e seus dados curriculares foram encaminhados a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), que os avaliou e decidiu pela nomeação da candidata.

A nova superintendente será a segunda dirigente do hospital desde que a UFGD assumiu a gestão, em 2009. Seu antecessor, professor Wedson Desidério Fernandes, esteve à frente da instituição por seis anos e meio, período em que, entre outras conquistas, o HU fez adesão a Ebserh, empresa pública vinculada ao Ministério da Educação (MEC) que foi criada para administrar hospitais universitários em todo o Brasil.

Configurado como o maior hospital da região a atender integralmente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HU-UFGD é, hoje, referência para 35 municípios da macrorregião, que alcança um raio de 800 mil habitantes, dentre os quais está inserido grande contingente de pacientes indígenas. Além disso, a instituição é a única unidade de saúde da região a realizar partos pela rede pública.

Mariana tem 36 anos, é médica infectologista e desde 2009 trabalha no HU-UFGD. Nascida em (MT), a profissional é formada em Medicina pela Universidade de Cuiabá (UNIC) e realizou residência médica em Infectologia no Instituto de Infectologia Emílio Ribas, em (SP). Já em Dourados, alcançou, em 2011, o título de mestre em Ciências da Saúde pela UFGD, pesquisando a “Avaliação da tuberculose em populações etnicamente distintas no município de Dourados”.

Antes de sua nomeação, Mariana atuava no hospital como chefe do Setor de Vigilância em Saúde e Segurança do Paciente, onde presidia o Núcleo de Segurança. Também era presidente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do HU-UFGD e, por dois anos, trabalhou como diretora clínica no Hospital Indígena Porta da Esperança, mais conhecido como Hospital da Missão Caiuá, o único hospital indígena do Brasil, que é localizado em Dourados.

A médica coordena, ainda, a residência em Clínica Médica do HU-UFGD, pela qual participa do ensino e da pesquisa, por meio de orientações de monografias, formulação das provas para o ingresso na residência médica e ações voltadas aos acadêmicos.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deputados aprovam aumento de descontos em multas em Mato Grosso do Sul

Moraes nega pedido de Bolsonaro para anular delação de Cid

Comissão Europeia propõe plano para eliminar importações de gás e petróleo da Rússia até 2027

Vacinação contra a gripe

Durante o feriado, plantão de vacinação contra a influenza ocorre em supermercado e no Mercadão Municipal

Notícias mais lidas agora

Pela segunda sessão consecutiva, CNMP julga denúncias de corrupção no MPMS

Após vistoria apontar ‘cheiro intenso’, JBS insiste que adotou medidas antifedor

Entenda: delação que derrubou corrupção em Sidrolândia está 'congelada'

‘Deslize’ do MPMS abre brecha e livra prefeito influencer de ação por autopromoção em shows

Últimas Notícias

Brasil

Congresso aprova projeto que permite uso de emendas em despesas de pessoal na saúde

Pelo texto, a destinação do recurso deve ser utilizada apenas para pagamento de salários de funcionários da saúde

Cotidiano

Mais de 315 mil veículos devem passar pela BR-163 em MS durante o feriado prolongado

A ‘Operação Corpus Christi 2025’ tem início nesta quarta-feira (18), e segue até o próximo domingo (22)

Esportes

Árbitro exibe imagem religiosa para expulsar jogador no Mundial de Clubes

Episódio aconteceu no confronto entre Boca Junior x Benfica

Cotidiano

Mutirão leva serviços a migrantes e refugiados em Dourados neste sábado

Serão oferecidas orientações e atendimentos nas áreas de documentação, regularização migratória, direitos sociais, entre outros