Pular para o conteúdo
Cotidiano

Matagal na Polícia Federal preocupa moradores que temem infestação da dengue

Chefe do Controle de Vetores e da Vigilância em Saúde descarta foco de dengue no local
Arquivo -

Chefe do Controle de Vetores e da Vigilância em Saúde descarta foco de dengue no local

O excesso de mato no prédio da Polícia Federal, na Rua Fernando Luiz Fernandes, na Vila Sobrinho, no oeste de , tem preocupado os moradores da região que temem que o local sirva de criadouro para o mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue.

Uma moradora, que preferiu não se identificar, afirma que a situação se torna mais preocupante porque não há ações de combate ao mosquito. “O prédio da Polícia Federal está cheio de mato e não tem nenhuma ação de combate à dengue aqui. Tenho medo de ficar doente”, declara.

Segundo a moradora, a região está infestada de mosquitos. “Sempre deixo as portas e janelas fechadas porque a casa fica cheia de mosquito. Fico preocupada com esses casos de dengue. Não vejo o passando pelo bairro”, afirma.

O chefe do setor de Controle de Vetores e da Vigilância em Saúde, Alcides Ferreira, afirma que o prédio da Polícia Federal recebe a cada 15 dias visitas de um agente específico de combate a endemia, que faz a borrifação no local. Ele destaca que de acordo com o último Lira (Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti), realizado entre os dias 2 e 6 de março, não há casos de dengue na região.

Ferreira ressalta que o fumacê é aplicado apenas em locais onde há casos da doença ou índice elevado de focos do mosquito. “O fumacê não pode ser aplicado só porque a população acha que tem algum foco do mosquito. As pessoas têm ideia de que o fumacê resolve todos os problemas, enquanto na verdade só serve para matar o mosquito adulto e evitar que outras pessoas fiquem doentes. É preciso lembrar que é um inseticida aplicado no meio ambiente e tem critérios para isso”, justifica.

De acordo com o chefe do setor de Controle de Vetores e da Vigilância em Saúde, as ações estão concentradas no Santo Amaro, onde existem vários casos de dengue. Nas demais regiões são realizadas as visitas domiciliares que ocorrem o ano todo com os agentes de combate a endemias.

“Onde são detectadas as infestações fazemos o ciclo de borrifação, que consiste em cinco borrifações em intervalos de cinco dias”, explica. A aplicação do fumacê ocorre em horários específicos, das 4h30 às 8h30 e das 16 às 21 horas, nos locais onde há necessidade.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax foi ao prédio da Polícia Federal, no entanto, não pôde entrar no local. Em contato por telefone, para saber o posicionamento a respeito dos relatos dos moradores, foi informada de que o responsável pela assessoria de comunicação está de licença médica por dengue.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Exposição de flores em Dourados oferece espécies ornamentais e frutíferas até domingo

guia de bolso turístico

Com Corredor Bioceânico, Campo Grande vai lançar guia turístico ‘de bolso’ no celular

Dourados realiza nova captação de órgãos no Hospital da Vida para transplantes em MS

Trio composto por adolescentes é suspeito pela morte de homem encontrado na estrada da Bocaina em Corumbá

Notícias mais lidas agora

Por hora, duas mulheres são vítimas de violência doméstica em Mato Grosso do Sul

Barrados no parque: entenda por que grupo Legendários sofreu restrições na Serra de Bodoquena

Hype não passa e procura por morangos do amor continua alta em Campo Grande

Fogo na vizinhança? Saiba como denunciar quem causa incêndio em Campo Grande

Últimas Notícias

Cotidiano

Colheita em MS: clima seco favorece milho e algodão, mas preocupa cultivo de trigo

Lavouras de trigo que estão em fases reprodutivas, como a floração e o enchimento de grãos, enfrentam restrição hídrica devido à escassez de chuvas

Cotidiano

Bioparque Pantanal realiza exposição de orquídeas neste sábado

Especialistas estarão à disposição para fornecer dicas de cultivo e informações sobre as características de cada espécie

Cotidiano

Um ‘sim’ coletivo: 45 casais celebram o sacramento do matrimônio em Santuário

Já tradicional, a cerimônia é realizada anualmente pelo Santuário Estadual Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, em Campo Grande

Política

Manifestação em defesa da soberania brasileira mobiliza pessoas no centro da Capital

Com bandeiras e cartazes, os manifestantes se posicionam em defesa da democracia, contra o golpe, pela taxação dos super-ricos e pelo fim da jornada 6x1 de trabalho