Pular para o conteúdo
Cotidiano

Líderes de bairro têm 10 mil assinaturas contra fim do Centro Pediátrico

Fechamento do Cempe tem provocado queixas de pais e gera mobilização
Arquivo -

Fechamento do  tem provocado queixas de pais e gera mobilização

Nem mesmo o calor forte desta quarta-feira (21) impediu que quatro mulheres se deslocassem até o Centro de com um objetivo em comum: impedir o fechamento do Cempe (Centro Municipal Pediátrico), unidade que já teve esse nome mas oficialmente se chama PAI (Pronto-Atendimento Integrado). Desde as 10 horas na frente do lugar, na Avenida Afonso Pena, as mulheres que se classificam como ‘guerreiras de salto’ recolhem assinaturas de quem passa pelo local. O grupo afirma que a causa, mobilizada pelo vereador Chiquinho Teles, já tem cerca de 10 mil assinaturas.

A manicure Mary Deleon, 49 anos, que foi candidata a vereadora nas eleiçoes passadas, pelo PTdoB, e durante a gestão de GIlmar Olarte participou de mobilizações feitas pela então primeira-dama, Andrea Olarte, é quem está organizando a força-tarefa. Segundo ela, o objetivo é recolher o maior número de assinaturas possíveis e assim impedir que o Cempe seja fechado. Mary conta que a ação de hoje foi organizada por um grupo do WhatsApp. “Começamos a conversar na quarta-feira da semana passada no whats e desde então as líderes comunitárias de vários bairros da cidade já começaram a colher as assinaturas”.

Na semana passada as assinaturas começaram a ser recolhidas nos bairros da Capital e, segundo Mary, até esta segunda-feira (19) já contabilizavam 10 mil. Mais de 300 líderes comunitárias e também presidentes de bairro já aderiram à campanha de arrecadação de e nos próximos dias algumas mulheres do grupo também irão até a frente das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) para conseguir mais assinaturas.

Criado há três meses por Mary, o termo ‘guerreiras de salto’ é mais que um título, ela explica que virou Ong (Organização não governamental). Formado apenas por mulheres, Mary conta que o objetivo da a organização é lutar por políticas públicas para as mulheres. “Queremos ser a voz das mães que lutam pela saúde e bem estar de seus filhos, a voz das mulheres que querem o melhor pra sua família”, ressalta.

Na avaliação da presidente do clube de mães do bairro Vespasiano Martins, Joselina Nuves Chimendes, 34, não há o que reclamar do centro pediátrico. “Foi a melhor coisa que aconteceu na área pediátrica em Campo Grande. Eu mesma não tenho o que reclamar. Desde que abriu sempre trouxe meus filhos aqui e foram muito bem atendidos”, conta Joselina.

Mãe de cinco filhos, sendo três deles adotados, Joselina ressalta que está recolhendo as assinaturas de forma voluntária e que se entristece só de pensar que com o fechamento do local, muitas mães terão que sofrer peregrinando por postos de saúde em busca de médico. “Aqui elas tinham certeza que seus filhos seriam atendidos. O prefeito precisa atender ao pedido da população”, ressalta Joselina.

Nesta quinta-feira, (22) as mulheres pretendem fazer uma manifestação na Câmara Municipal De Campo Grande. “Já temos um bom número de mulheres e amanhã estaremos lá lutando por um direito nosso”.
(Texto sob supervisão de Marta Ferreira)

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Botafogo vence o Juventude no Brasileiro e torcida grita ‘é campeão’ nas arquibancadas

chitãozinho e xororo expogrande

Show de Chitãozinho e Xororó na Expogrande vira momento simbólico para famílias

Anatel: nove em cada dez brasileiros têm acesso à telefone celular

prefeitura

Corpo é encontrado com sinais de violência no Centro de Belas Artes

Notícias mais lidas agora

Primeiro trimestre em MS fecha com aumento de 10% em crimes violentos

Com tecnologia de scanner 3D, perícia ‘refez’ pela 1ª vez cena de crime bárbaro em MS

bandeirantes eleitores eleição suplementar dejavu

Eleitores de Bandeirantes vivem déjà vu com indefinição de nova eleição: “desanimador”

Corinthians dá show em noite de gala de Memphis e Yuri, bate Vasco e vence a 1ª no Brasileirão

Últimas Notícias

Charge

Lá vem…

Polícia

Polícia encontra arma do crime e faz descoberta sobre cadáver no Centro de Belas Artes

Corpo encontrado no Centro de Belas Artes estava no local há mais de 12 horas , diz perícia

MidiaMAIS

Chitãozinho e Xororó dizem que paz ‘mora’ no Pantanal de MS e fazem público da Expogrande vibrar com clássicos

Dupla entrou no palco da Expogrande às 22h, mantendo a pontualidade, afinação e simpatia de sempre, ainda mais elogiando o nosso territóri

Polícia

‘Crush do Instagram’ denuncia seguidora que se mudou para Capital atrás dele: ‘perseguição’

"Crush do Instagram" é concurseiro, diz que sua vida é só estudar, e está preocupado porque a mulher passou a frequentar a mesma academia que ele