Pular para o conteúdo
Cotidiano

Impasse entre Sesau e médicos faz com que profissionais continuem em greve

Médicos não aceitaram a proposta da prefeitura
Arquivo -

Médicos não aceitaram a proposta da prefeitura

Durante a tarde desta quinta-feira (21) representante do Sidmed-MS (Sindicato dos Médicos de Mato Grosso do Sul) se reuniram com o superintendente da (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Virgilio Gonçalves, para discutir uma proposta para a suspensão da greve da categoria que atende a rede municipal de saúde.

De acordo com o presidente do Sindmed, Valdir Siroma, os médicos não aceitaram a proposta da prefeitura de vão manter a greve. “Ficamos na estaca zero, mantém a greve. Não está tendo um cumprimento de acordo. Eles não estão acatando o que foi decidido no dia 8 de maio”.

Em relação ao dia 8 de maio, o presidente se refere a uma reunião feita com intermédio do MPE (Ministério Público do Estado de Mato Grosso do Sul).  Na reunião foram assumidos alguns compromissos Sesau, através do secretário Jamal Salem, como o retorno imediato do pagamento das seguintes gratificações: de desempenho médico, de incentivo básico ambulatorial; de responsabilidade técnica e de trabalho noturno.

Ficou definido ainda que: o pagamento deverá ocorrer, preferencialmente, na folha de maio/2015 e, caso não seja possível, em folha complementar a ser quitada ainda no mês de junho/2015; o reconhecimento da obrigação de quitar as gratificações mencionadas acima, referente ao mês de março/2015; as gratificações mencionadas acima referentes aos dias parados serão aferidas e remuneradas com base na média dos meses de janeiro e fevereiro/2015; e formação de uma comissão composta por três membros indicados pelo Sindicato dos Médicos e outros três indicados pelo Município.

O presidente reclamou que o prefeito Gilmar Olarte não compareceu na reunião para negociar com a categoria e que o Sindmed sempre esteve disponível para conversar com a Prefeitura. De acordo com Virgilio, houve um problema na agenda de Olarte e por isso o chefe do executivo não compareceu.

Ainda de acordo com o superintendente, houve um desencontro entre a proposta da Sesau e o sindicato. “Ainda não conseguimos compor o ideal para compor as gratificações dos médicos, há um esforço de ambas as partes e ainda não chegamos a um acordo”, afirmou.

A Sesau ofereceu para os médicos o retorno das gratificações mediante a economia na secretaria, mas essas economias não foram de agrado da categoria. “Essa proporção de economia ainda estamos dimensionando e alguns pontos foram conflitantes com os interesses dos médicos”, ressaltou Virgilio Gonçalves.

Nesta sexta-feira (22) uma nova reunião está marcada com o chefe da Sesau, Jamal Salem, o superintendente e o chefe do executivo municipal. “Para cumprir a lei de responsabilidade fiscal o município ainda não consegue colocar de formar efetiva aumento na sua folha. Vamos estudar as planilhas e apresentar novas propostas”, concluiu. 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
invasão

Dez pessoas são presas após invasão de terreno particular no Centenário

ação moradores

Mais de 500 moradores participam de ação social no Zumbi dos Palmares

acidente pessoas

Mulher retirada de ferragens em acidente na MS-134 foi em vaga zero para Dourados

cineasta

Morre cineasta Jean-Claude Bernardet

Notícias mais lidas agora

Com inspeção vencida, 57 ônibus do Consórcio Guaicurus podem ser retirados das ruas de Campo Grande

senado mulher

Fichas criminais de agressores podem virar dado público para proteger mulheres em MS

VÍDEO: Guardas espancam e arrastam jovem que estava amarrado em abordagem

flamengo

São Paulo é apático e inicia nova ‘Era Crespo’ com derrota para líder Flamengo no Maracanã

Últimas Notícias

Esportes

Botafogo resolve no 2º tempo e bate o Vasco em volta ao Brasileirão após o Mundial de Clubes

Com o resultado, o Botafogo chegou a 21 pontos, em quinto lugar, com um jogo a menos

Polícia

Polícia encontra grávida carbonizada na fronteira de MS

Feto tinham cerca de 5 meses e também chegou a ficar carbonizado

Brasil

Pesquisador indígena cataloga 150 plantas medicinais de seu território

Material serve para tratar diabetes, hipertensão e verminose

Brasil

Planejamento da segurança em parques reduz riscos, mas não os elimina

ICMBio não vê falhas sistêmicas que possam ter causado morte de menina