Pular para o conteúdo
Cotidiano

Greve dos médicos continua e sindicato diz que vai brigar na Justiça

Categoria quer volta de gratificações e reajuste salarial
Arquivo -

Categoria quer volta de gratificações e reajuste salarial

A greve dos médicos da rede municipal de saúde de continua até que a categoria seja notificada, pela Justiça, de liminar determinando a normalidade dos trabalhos. O (Sindicato dos Médicos) também garante que vai recorrer da decisão.

Segundo o presidente do SinMed, Valdir Shigueiro Siroma, somente 30% dos médicos estão nas unidades de saúde, garantindo o previsto por lei. O atendimento é normal em setores de urgência e emergência das UPAs (Unidade de Pronto Atendimento) e CRSs (Centro Regional de Saúde), e nas unidades básicas o atendimento ambulatorial fica a critério do profissional, ainda segundo detalhamento da entidade representativa, que convocou a imprensa na manhã desta quarta-feira (20) para detalhar a situação no setor.

“A continuação da greve é uma resposta ao descaso da Prefeitura”, pontua Siroma. A categoria pede a volta de gratificações, cortadas em abril, reajuste salarial em percentual superior à inflação e melhorias das condições de trabalho.

No entanto, ainda conforme o SinMed, as negociações não avançaram. A categoria reclama que acordo firmado no começo de maio para a volta das gratificações, com consequente fim da greve, não foi respeitado pela Prefeitura.

A Prefeitura, no entanto, conseguiu no dia 18 liminar no TJ (Tribunal de Justiça) determinando o fim da greve. O mandado de citação, assinado em 19 de maio, já foi emitido pelo desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, conforme consta no sistema de consulta do Judiciário, mas não há registro de que a notificação tenha, de fato, ocorrido.

Segundo Siroma, a média salarial de médicos que cumprem 20 horas semanais nos postos de saúde da Capital é de R$ 2.580, valor que dobra com as gratificações. Somente na semana passada, diz o sindicalista, 53 profissionais pediram exoneração por discordarem das atuais condições no sistema municipal de atendimento.

Ao menos dois integrantes da comissão de greve do SinMed participaram da entrevista coletiva nesta manhã. Rulfo Antonio da Silva, por exemplo, disse que no plantão na CRS do Guanandi, na noite anterior, havia em torno de 90 pacientes para três médicos atenderem.

O SinMed diz que 1,4 mil profissionais atendem atualmente no sistema de saúde municipal, número considerado insuficiente. Destes, metade não é concursada e há quatro anos não há concurso público para o cargo.

Por fim, a categoria reclama que, além do corte das gratificações, não houve contraproposta por parte da Prefeitura ao pedido de reajuste salarial. O SinMed também cobra “dados concretos” para confirmarem a justificativa de crise financeira dada pelo Executivo municipal.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
fiscalização

[ BASTIDORES ] Fiscalização derrubou vereador de MS

Secretaria de Segurança do Maranhão tem um desafio imenso para resolver

Tentativa de arremesso de ‘pombos’ para Máxima tem tiros de policiais penais e 4 presos em Campo Grande

Homem vai cobrar dívida de R$ 10 e acaba espancado no Anache em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

corpo encontrado onça

‘Deus me guiou certinho’: cunhado encontra corpo de caseiro morto por onça no Pantanal

Cardeais se reúnem no Vaticano para decidir sobre o Conclave

Onça que matou caseiro no Pantanal não será caçada: 'tem mais 4 delas'

Cunhadas brigam e mulher é esfaqueada na virilha no Danúbio Azul em Campo Grande

Últimas Notícias

Emprego e Concurso

Precisa de emprego? Funsat tem 1,8 mil vagas nesta quarta-feira

Seleção é feita por 195 empresas de Campo Grande

Transparência

STF prorroga afastamento de desembargadores e conselheiro do TCE-MS alvos da Última Ratio

Quatro desembargadores foram afastados

Trânsito

Carro pega fogo em rua movimentada de Dourados e motorista foge do local

Por volta das 19h30 desta terça-feira (22) uma equipe do Corpo de Bombeiros foi acionada para atender uma ocorrência de incêndio de um veículo que ficou totalmente carbonizado. O caso no cruzamento da Rua Ponta, com a Álvaro Brandão. O local é bastante movimentado. Segundo informações registradas em boletim de ocorrência e com base em … Continued

Cotidiano

Previsão indica chuvas e temperaturas amenas em MS nesta quarta-feira

Monitoramento alerta para possibilidade de tempestades acompanhadas de raios e rajadas de vento