Governo lança Rota do Desenvolvimento em Nova Andradina

Voltada para a região sudeste a iniciativa se estenderá até a próxima quinta-feira
| 21/07/2015
- 22:45
Governo lança Rota do Desenvolvimento em Nova Andradina

Voltada para a região sudeste a iniciativa se estenderá até a próxima quinta-feira

O Governo do Estado em parceria com o Sistema S e a Prefeitura de Nova Andradina lançaram na manhã desta terça-feira (21) a primeira etapa do circuito Rota do Desenvolvimento de Mato Grosso do Sul. Voltada para a região sudeste, a iniciativa que se estenderá até a próxima quinta-feira (23) abrange 16 municípios e aproximadamente 40 instituições.

De acordo com a organização, mais de 200 atividades serão desenvolvidas durante os três dias do evento, que acontece sede local da UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul). “São palestras, mesas de debate e workshops, além de atendimentos voltados aos empresários e empreendedores de toda a região”, destacou o presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae e do Sistema Fecomércio MS, Edison Araújo.

O prefeito Roberto Hashioka, que foi um dos palestrantes do primeiro dia da Rota do Desenvolvimento, também ressaltou a programação. “Serão três dias de muita inspiração ao público que participar. É neste momento que podemos nos superar e construir uma base econômica distribuída, diversificada”, ressaltou o chefe do Executivo de Nova Andradina.

Além do gestor e da primeira-dama Dione Hashioka, a solenidade de abertura contou com as presenças dos prefeitos Léo Matos (Naviraí), Luiz Milhorança (Angélica), Beto Sãovesso (Batayporã), Marta Maria de Araujo (Eldorado), Tuta (Ivinhema), Roberto Nem (Taquarussu) e Pedro Arlei Caravina (Bataguassu), além dos vice-prefeitos Milton Sena (Nova Andradina) e Nivaldo Marques (Mundo Novo).

Outro palestrante que integrou a programação do primeiro dia da Rota do Desenvolvimento foi Samy Dana, que é Ph.D em Business, doutor em administração, mestre e bacharel em Economia e professor na Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Na ocasião, o profissional também comandou o talk show “Desenvolvimento Econômico da Região Sudeste”.

A Rota do Desenvolvimento inclui ainda palestras voltadas aos segmentos de minimercado, casas de carne, gastronomia, bares, lanchonetes, restaurantes e comércio da moda, além de orientações gerais ao microempreendedor individual, produtor rural e proprietários de micros e pequenas empresas. A programação completa está disponível nos sites www.rotadodesenvolvimentoms.com.br e www.pmna.ms.gov.br/dados-gerais.

Ainda há destaque para o empreendedorismo feminino, o mercado dos games, arranjos produtivos locais, gestão pública, crédito, cooperativismo, dicas sobre vendas e atendimento; entre outras ações. Depois de Nova Andradina, que sedia a primeira fase do circuito, a Rota do Desenvolvimento passará por Coxim, Dourados e Três Lagoas.

Além de parlamentares e secretários de todos municípios da região sudeste, a solenidade de abertura contou com a presença secretário-adjunto de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Econômico, Ricardo Senna, deputado estadual Renato Câmara, presidente da Câmara de Nova Andradina, Cido Pantanal, e vereadores Adriano Palopoli, Sandro Hoici, Quemuel de Alencar, Valter Yasunaka, Nenão e Zé Bugre.

Durante o evento, os representantes acompanharam a assinatura do termo de cooperação entre a Finova (Fundação Instituto Tecnologia e Inovação de Nova Andradina) e o Sinconova (Sindicato do Comércio Varejista de Nova Andradina). O documento foi assinado pelos presidentes da Finova, Fábio Selhorst, e do Sinconova, Antônio Marcos Dalavale, além do prefeito Roberto Hashioka.

Na ocasião, também foi assinado termo de intercâmbio e de cooperação técnica, científica e cultural entre a Finova e a Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul. O ato contou com a presença da vice-reitora da UEMS, professora-doutora Eleuza Ferreira Lima, e do gerente da instituição em Nova Andradina, professor-doutor Sonner Arfux de Figueiredo.

Estiveram presentes ainda o superintendente regional do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul, Evaldo Emiliano de Souza, diretor da Fundação de Turismo de Mato Grosso do Sul, Nelson Cintra, presidente do Inmetro, Newton Rodrigues, diretora técnica do Sebrae, Maristela França, superintendente do Procon, Vanderlei Costa, e o diretor de relações do Sebrae, Tito Estanqueiro.

Também participaram da cerimônia os superintendentes do SESI, Bergson Amarilha, e do IEL, José Fernando Gomes, além da gerente do Sebrae na região Conesul, Neire Colman, gerente regional do SEST Senat, Lucílio Torres de Vasconcelos, presidente da Acina (Associação Comercial e Empresarial de Nova Andradina), Veridiana Kanashima, entre outros representantes das organizações parceiras do evento.

A Rota do Desenvolvimento é uma realização do Governo do Estado, por meio da Semade, Sebrae, Sesc, Senac, Senai, Sesi, IEL, Senar, Sest Senat e Sistema OCB/MS. A iniciativa conta com o apoio da Prefeitura de Nova Andradina, Amems, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal, Faems, Sistema Famasul, Sistema Fecomércio MS, Sistema Fiems, Fundect, UEMS, UFMS e Assomassul.

Veja também

A energia solar sofrerá taxas impostas pelo Marco Legal da Geração Distribuída em cinco meses

Últimas notícias