Unidades devem receber equipamentos “2 em 1”

As escolas estaduais de Mato Grosso do Sul devem ganhar reforço nos estudos, com tecnologia oferecida pela Microsoft, através de parceria firmada com o governo do Estado. O acordo foi assinado nesta sexta-feira (9) e vai garantir computadores “2 em 1” com a plataforma em operação para uso dos professores e alunos.

A intenção, segundo o governador Reinaldo Azambuja, é fazer com que os jovens tenham acesso a programas e ferramentas online já utilizadas por grandes corporações, tornando os estudantes capacitados para o mercado de trabalho. “A Educação é uma de nossas grandes missões, e não temos como falar de evolução na Educação sem falar também em tecnologia”, disse Reinaldo.

A corporação entre as duas partes constrói a base do programa Aprendiz Conectado, que vai oferecer aos 255 mil alunos da Rede Estadual de Ensino, matriculados nas 365 escolas estaduais, acesso a tecnologia na rotina escolar, além de preparar os jovens do ensino médio para o mercado de trabalho com capacitação e desenvolvimento de habilidades em Tecnologia da Informação.

Os equipamentos possuem o programa Office 365, que contém programas e ferramentas, como email, rede social corporativa, áudio e vídeo conferência, compartilhamento de documentos e materiais didáticos.

De imediato, uma sala modelo será montada na Escola Estadual Waldemir Barros da Silva, nas Moreninhas em . Para a escola, a Microsoft doou 20 equipamentos “positivo 2 em 1” com a plataforma em operação para uso dos professores e alunos.

Segundo o diretor do segmento de educação da multinacional, esse equipamento se transforma em tablet e notebook, dependendo da necessidade do usuário. “Ele é tablet quando o aluno precisar consumir conteúdo e computador quando precisar criar conteúdo”, disse.

Participaram da assinatura do termo, na Superintendência de Gestão da Informação (SGI), o governador Reinaldo Azambuja, da secretária de Educação, Maria Cecília Amêndola da Mota, do secretário de Fazenda, Marcio Monteiro, e do diretor nacional do segmento de educação da Microsoft, Antônio Morais.