Azambuja não vai aproveitar visita de Dilma para falar sobre assunto

O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) disse na manhã desta quinta-feira (29), durante o lançamento do Portal da Transparência, que o governo estadual não vai aproveitar a visita da presidente Dilma Rousseff na sexta-feira (30), pedir que a União destine valores da dívida do Estado para a indenização de fazendeiros referentes a áreas declaradas indígenas.  

Para tentar resolver o impasse entre indígenas e produtores rurais, Azambuja disse que ainda “está formatando o documento” e que se o governo Federal abrir mão de receber a dívida por 3, 4, ou 5 meses, ele poderia aquirir as terras, doar para União e indenizar os proprietários. 

A ideia de destinar o dinheiro da dívida do Estado com a União para as indenizações foi debatida semana passada no plenário da Assembleia Legislativa. Pela proposta, o governo estadual deixaria de repassar à União, por seis meses, cerca de R$ 100 milhões mensais referentes à dívida do Estado, depositando o dinheiro em um fundo para indenização de donos de fazendas localizadas dentro de áreas declaradas indígenas. Somente de juros, a dívida com a União rende R$ 86 milhões. 

A presidente Dilma Rousseff irá a Três Lagoas, a 356 quilômetros de , onde vai participar da solenidade de lançamento da pedra fundamental do projeto Horizonte 2, executado pela Fibria, empresa do ramo de processamento de celulose. Também deve ser tratado com a presidente sobre a retomada das obras da fabrica de fertilizantes UFN-3. “É importante colocar em andamento para gerar emprego e melhorar a economia”, disse o governador.