Previsão também mostra risco de descargas elétricas

Uma frente fria vinda do sul do continente provoca mudanças no clima em todo o Estado. Conforme o Cemtec-MS (Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul), a partir desta quarta-feira (15) volta a chover com possibilidade de temporal carregado de descargas elétricas.

Segundo a meteorologista e coordenadora do Cemtec-MS, Cátia Braga, a chuva deve permanecer até a próxima sexta-feira (17) e a previsão é de que o volume de água não ultrapasse os 30 milímetros na Capital.

Dados do centro de monitoramento mostram que entre o dia 1º de julho até essa terça-feira (14), as chuvas chegaram a 79,4 milímetros na Capital, ultrapassando a média de 41 milímetros. A estimativa é de que o volume de água seja maior na região sul, e que nesses três dias chova em torno de 40 milímetros.

No último sábado (11) a chuva com rajadas de vento acima de 60 quilômetros por hora, deixou rastro de destruição em , destelhando 20 residências. Em Deodápolis, a 260 quilômetros da Capital, chegou a chover granizo e em Ponta Porã, distante 346 quilômetros, também houve relatos de destelhamentos e queda de árvores.

A meteorologista e coordenadora do Cemtec-MS explica que apesar da mudança no clima, as rajadas de vento serão mais moderadas e não devem ultrapassar os 30 quilômetros por hora, no entanto ressalta a possibilidade de temporal e descargas elétricas.

“Houve uma troca de pressão, ou seja, o movimento do ar mudando de alta para baixa pressão e isso provoca uma instabilidade trazendo chuva com temporal, mas as rajadas serão mais moderadas”, garante.

Cátia destaca ainda que o sol volta a surgir neste sábado (18) e que a partir do domingo (19), a temperatura começa a diminuir. “O clima fica mais frio na próxima semana, principalmente na parte da manhã e noite. À tarde a temperatura fica mais elevada”, observa.

Na próxima semana a temperatura mínima varia entre 13 ºC e 15 ºC e a máxima entre 25 ºC e 27 ºC, com instabilidade maior na região sul do Estado.