Fila de espera em postos de saúde registra segunda morte em 15 dias

Idosa morreu nesta tarde na UPA Coronel Antonino  
| 27/05/2015
- 23:48
Fila de espera em postos de saúde registra segunda morte em 15 dias

Idosa morreu nesta tarde na UPA Coronel Antonino
 

A fila de espera em postos de saúde da Capital registrou a segunda morte em 15 dias em Campo Grande. Na tarde desta quarta-feira (27), Antonilda Rodrigues da Silva Cunha, de 77 anos, morreu na sala de emergência da UPA Coronel Antonino. Catorze dias atrás, idoso de 60 anos morreu ao dar entrada no CRS Nova Bahia, depois de ter um infarto.

Antonilda estava internada na sala de emergência da UPA Coronel Antonino desde terça-feira (26). Segundo populares, ela estava respirando por aparelhos que o médico levou de casa e não tinha ido para hospital por falta de vagas.

A Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) confirmou a morte e declarou que a paciente estava em estado terminal com câncer e que não havia estabilização suficiente para deslocá-la para um hospital. A Secretaria frisou ainda que além do câncer, Antonilda teve outras complicações.

Primeiro caso

No dia 13 de maio, idoso de 60 anos que teve o nome preservado deu entrada no CRS Nova Bahia apresentando lipotermia, choque hipodêmico e glicemia alta, onde passou por um eletrocardiograma.

A vítima teve infarto e chegou a ser entubado e passou por um trabalho para reanimá-lo que teria durado 50 minutos, porém a vítima não resistiu. Não há relatos do horário em que a vítima procurou a unidade, mas ela acabou morrendo às 16h50 e o caso só foi registrado na Depac Centro como morte a esclarecer, às 20h15.

Greve dos médicos

Os médicos de Campo Grande estão em greve desde o dia 6 de maio. Apenas 30% dos profissionais mantêm o atendimento nos CRS (Centros Regionais de Saúde) e UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), em casos de emergência e urgência.

Atualmente o Sindicato dos Médicos analisa contraproposta da Prefeitura para por fim à paralisação.

Veja também

Com carga horária de 160h, estudantes receberão auxílio alimentação e transporte

Últimas notícias