Ao fim do dia, missa celebra a união dos fiéis

Com o intuito de exaltar a Deus e demonstrar sua fé e devoção, anualmente os fieis de diversas comunidades da Igreja Católica se reúnem para confecção, do já tradicional Tapete de . Em , o tapete é montando na Rua 14 de Julho, começando na Avenida Mato Grosso e indo até a Avenida Fernando Correia da Costa nesta quinta-feira (4).

O Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística da Comunidade Nossa Senhora da Glória, Célio Soares, destaca que o Corpus Christi é uma das celebrações mais importantes da Igreja Católica , depois do Natal e da Pascoa. “É o momento de celebração a Deus e reúne milhares de fiéis em torno de um único propósito”, explica.

Já o Padre Paulo Vital, destaca que a construção do tapete é momento de integração entre as comunidades e homenagem a Jesus Cristo, no qual cada tribo leva o que sua igreja possui de melhor para a confecção do seu pedaço. “O tapete é feito a mão com as coisas que cada comunidade possui e demonstra o que de melhor nós temos”, ressalta. Entre os materiais usados para a confecção estão areia, pó de serra, tampinhas de garrafa, que na maioria das vezes são de doações feitas a igreja.

Além da integração das comunidades, os jovens fazem questão de destacar a integração entre as diversas gerações, nos quais os mais novos ficam responsáveis pela montagem e os anfitriões por trazerem lanches e darem suporte durante a confecção. “Para mim é muito gratificante participar, mesmo que seja muito rápido e dure pouco, a experiência que temos é muito satisfatória”, reforça Danimar Augusto Carmo Silva, 16, que neste ano foi o responsável pelo desenho que a comunidade São Sebastião irá montar.

Cleide Barbosa Pitalurga, 33, da Comunidade Nossa Senhora da Glória, já participa da montagem há 17 anos e diz que o momento é único, pois além de proporcionar um contato com Deus, ainda possibilita fazer novas amizades e rever os amigos feitos nos anos anteriores. “É uma integração legal entre todas as pessoas, que acabam se conhecendo aqui e só se revem de novo no outro ano. Então é sempre uma festa”.

A montagem segue até às 15 horas, quando será realizada a Santa Missa pelo Arcebispo Dom Dimas, no início do tapete, na Avenida Mato Grosso com a Rua 14 de Julho. Logo após a missa, os fiéis seguem em procissão até a Avenida Fernando Correa da Costa.