Mesmo montando o tapete, muitos desconhecem o significado da data 

Nesta quinta-feira, 4 de junho, comemoramos o , feriado no qual toda a comunidade católica se reúne para construir o tradicional tapete. Na Capital, ele é montado na Rua 14 de Julho, entre as Avenidas Mato Grosso e Fernando Correa da Costa. O Jornal Midiamax acompanhou um pedaço da montagem e aproveitou para saber se a população conhece o real significado da data. Dos 10 entrevistados, apenas um soube responder o que é o Corpus Christi.

O Guarda Municipal, Gilson Ferreira, 45, que acompanha o evento todos os anos, mantendo a segurança do trânsito no local, admitiu que não conhece o significado do feriado, mesmo estão tão perto dos fiéis. “Eu sei que é Corpus Christi, mas não sei exatamente o que significa. Acho que é uma criação da humana, da Igreja Católica”, explica.

A pipoqueira Elza Almorane da Silva, 54, que trabalha na Praça Ary Coelho diz adorar o feriado, mas também não sabe o que significa. “Eu adoro o feriado porque aumenta as vendas. Eu sei que é um feriado religioso, mas não sei o que é. Eu só quero mesmo é trabalhar”, brinca.

Já Marcio Chagas, 32, admitiu que até já soube o que a data significava quando era crianças, porque frequentava a igreja junto com os pais, mas explicou que com o tempo deixou de participar das missas e hoje já não se lembra mais. “A gente vai crescendo, e como eu deixei de frequentar a igreja, a gente acaba esquecendo o significado”, comenta.

Orita Boaventura, 64, foi a única entrevista que soube explicar o que Corpus Christi siginifica, mas vale destacar que ela estava ajudando na montagem do tapete. “O Corpus Christi é um feriado muito importante para a Comunidade Católica, que após a Pentecostes, celebramos o Corpo de Cristo. Essa é a nossa fé”, destacou a cristã.

 O Corpus Christi é um feriado católico, que celebra o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo, comemorado após a Santíssima Trindade, sempre em uma quinta-feira. A data também pode ser calculada pelo domingo de Páscoa, sendo sempre 60 dias depois.