Mais de duas mil pessoas estavam acampadas no local desde agosto

Em cumprimento a decisão judicial de reintegração de posse, as famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores ) que ocupavam a Fazenda Saco do Céu concordaram em sair da área nesta quinta-feira (3). A propriedade rural fica em , município a 297 quilômetros de Campo Grande. 

Segundo informações do site Nova News, mais de 150 homens da tropa de choque de Campo Grande e policiais do município foram até a fazenda nas primeiras horas do dia. Depois de uma negociação com as lideranças do movimento, as famílias acampadas desmancharam seus barracos e deixaram a área.

Houve flexibilidade com relação ao horário em que as famílias devem deixar a propriedade e segundo as forças policiais, haverá compreensão desde que haja boa vontade por parte dos acampados em colaborar com as autoridades no sentido de desocupar a área e, consequentemente, cumprir a ordem de reintegração de posse emitida pelo Poder Judiciário.

Ainda segundo o site, a fazenda providenciará ônibus e caminhões para o transporte das mais de duas mil pessoas acampadas no local. O Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), por sua vez, ficará responsável em providenciar alimentação para as famílias.

 

Entenda o caso

Com o objetivo de pressionar o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) pela aceleração no processo de reforma agrária o grupo de sem terras ocupou a fazenda Saco do Céu, em Nova Andradina no dia 21 de agosto deste ano. As famílias reclamam da demora no processo de reforma.

Depois de passar por vistorias no início de 2014, a propriedade rural que possui 5,2 mil hectares foi considerada improdutiva Incra. Os donos da terra, que moram em São Paulo, contestaram a vistoria e desejam que o grupo de sem terras deixe a propriedade.