Família pula de ‘posto em posto’ para tentar atendimento a idosa com crise alérgica

Aos 73 anos, ela esperou mais de uma hora em no bairro Tiradentes

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Aos 73 anos, ela esperou mais de uma hora em no bairro Tiradentes

Familiares de uma mulher de 73 anos reclamam do descaso sofrido no posto de saúde do bairro Tiradentes nesta quinta-feira (19). Com crise alérgica e falta de ar, Luzia Rodrigues Queiroz esperado mais de uma hora no posto de saúde, mas acabou saindo sem atendimento.

De acordo com a filha da idosa, a técnico administrativo Rosana da Silva Queiroz de Almeida, a idosa costuma apresentar crises periódicas de alergia, mas nunca na intensidade desta quinta-feira. Ao chegar no posto de saúde, Rosana conta que a mãe chegou a passar pela triagem e ser encaminhada para um quarto, mas mesmo depois de esperar mais de uma hora nenhum médico apareceu.

“Minha mãe chegou com muita falta de ar no posto. Chamaram ela para a triagem e ao aferirem a pressão dela viram que estava muito alta. Encaminharam ela para um quarto e disseram que logo o médico a atenderia. Esperamos mais de um hora e ninguém apareceu. Minha mãe gritava com falta de ar e ninguém foi ajudar”, diz Rosana indignada.

Rosana conta que vendo a crise da mãe piorar decidiu leva-la para o UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próximo, mas foi advertida por uma funcionária do posto sobre a responsabilidade que teria a partir do momento que retirasse a idosa do local. “Me disseram que se minha mãe morresse no meio do caminho a culpa seria minha”. 

A idosa foi levada para o UPA Universitário, mas para se resguardar Rosana registrou um Boletim de Ocorrência e pretende representar no Ministério Público contra o precário atendimento no local. Entramos em contato com a Prefeitura de Campo Grande e fomos informados que, neste caso, Rosana deve fazer uma denúncia formal à Ouvidoria do SUS/Sesau no telefone 3314-9955, relatando toda a situação.  (Texto sob supervisão de Marta Ferreira)

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