Cotidiano

Enfermeiros dizem que não foram notificados e greve permanece

Notificação manda que 80% retornem ao trabalho

Midiamax Publicado em 23/06/2015, às 10h49

None
upa_arquivo_dg.jpg

Notificação manda que 80% retornem ao trabalho

O representante da comissão negociadora dos trabalhadores de enfermagem, Hederson Fritz, afirma que a categoria não recebeu a notificação que determina que 80% dos grevistas retornem aos postos de saúde e que a paralisação deve permanecer nesta terça-feira (23). A categoria revindica reajuste anual de 8,5%.

A decisão do desembargador Fernando Mauro Moreira Marinho prevê multa de R$ 3 mil em caso de descumprimento. “Concedo parcialmente a tutela antecipada para determinar a manutenção de 80% dos trabalhadores na área dos profissionais de enfermagem na rede municipal de saúde do Município, ou seja, em todos os postos de saúde, sem haver atendimento diferenciado, sob pena de multa de R$ 3 mil por dia de descumprimento da liminar, limitada ao prazo de trinta dias”, determina.

Segundo o representante da comissão negociadora, a greve continua até que a categoria seja notificada e avalia a decisão com a assessoria jurídica da categoria. “Até agora não fomos notificados, portanto a greve permanece. A forma como estamos fazendo a paralisação, atende à regulamentação de greve. quando formos notificados vamos analisar juridicamente, se houver recurso, vamos recorrer, se não houver, vamos atender à determinação porque não faremos nada que descumpra a lei”, assegura.

Na manhã de hoje a paralisação continua com 100% de adesão nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e no CEM (Centro de Especialidades Médicas) e no Cenort (Centro Ortopédico Municipal). Já nos Caps (Centros de Atenção Psicossocial), Hospital da Mulher e no Hospital Dia, a adesão é de 50% dos profissionais.

Os profissionais que atendem nos setores de urgência e emergência das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) não aderiram ao movimento e nas demais alas a adesão foi de 70%. Nos CRSs (Centros Regionais de Saúde), o quadro de funcionário é menor, portanto, apenas 30%.

Jornal Midiamax