Energisa muda leitura e assusta clientes com faturas de energia elétrica
Em alguns casos valor deste mês subiu até 30%
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Em alguns casos valor deste mês subiu até 30%
Um consumidor ficou surpreso ao receber a fatura de energia elétrica. Conforme o professor Paulo Cesar da Silva, que mora no Bairro Santo Amaro, na região oeste de Campo Grande, o susto não foi por conta do reajuste do valor e sim pelos nove dias cobrados a mais em virtude da mudança na data da leitura de consumo.
Segundo o professor, a leitura é realizada entre os dias 9 e 10 de cada mês, no entanto, ao receber a fatura referente a maio ele foi avisado sobre a mudança na data da leitura. “Além do aumento drástico, eles resolvem mudar a data e não avisam nada. Neste mês me preparei para receber uma conta inferior ao valor pago no mês passado porque viajei e economizei. Eles tinham ao menos de avisar antes. Fomos pegos de surpresa“, destaca.
Com a mudança, o professor afirma que pagará um terço a mais do que seria cobrado, caso a leitura fosse feita até o dia 10. “É um absurdo. Eles justificam que é para que haja melhorias na rota de leitura, mas não sei quais melhorias são essas. Posso até estar enganado, mas para mim isso é uma jogada econômica porque faz todo mundo pagar um terço a mais adiantado. Mandam a gente economizar e só vemos o aumento”, lamenta.
A assessoria de comunicação da Energisa, concessionária responsável pela distribuição de energia em Mato Grosso do Sul, explica que neste mês foi dado início ao projeto de ajuste de rota de leitura da empresa na Capital e que a ação é consequência de um levantamento feito em 2014 que mostrou a necessidade de melhorar a ordem de leitura de medidores nos bairros para facilitar a identificação das unidades consumidoras. A promessa é de que com a mudança, o atendimento seja mais rápido.
Segundo a assessoria de comunicação, para alguns consumidores, a fatura entregue no primeiro mês das novas rotas poderá ser referente a uma quantidade de dias maior ou menor que o seu ciclo normal. A Energisa ressalta que a mudança está em conformidade com o artigo 84 da Resolução Aneel 414/2010 que diz que o valor da fatura poderá ser superior, se for lido mais dias de consumo, ou inferior, se forem lidos menos dias de consumo.
A assessoria diz que o cliente é comunicado sobre o ajuste de rota com um ciclo de antecedência. E ressalta que nos casos onde houver alteração da data de leitura, o cliente não receberá a fatura atrasada ou vencida. A Energisa assegura que as datas de vencimento serão ajustadas, o vencimento da fatura será sempre de cinco dias úteis após a entrega da fatura.
Os consumidores que desejarem mais esclarecimentos sobre o ajuste de rota, ou uma melhor opção para pagamento da fatura, podem solicitar alterações, pessoalmente, nas agências de atendimento ou obter mais informações no Canal de Atendimento call center que atende 24 horas por meio do telefone: 0800 722 7272.
WhatsApp: fale com os jornalistas do Jornal Midiamax
O leitor enviou as informações ao WhatsApp da redação, no número (67) 9207-4330. O canal de comunicação serve para os leitores falarem diretamente com os jornalistas do Jornal Midiamax. Flagrantes inusitados, denúncias, reclamações e sugestões podem ser enviados com total anonimato garantido pela lei.
Notícias mais lidas agora
- VÍDEO: Menino fica preso em máquina de pelúcia durante brincadeira em MS
- VÍDEO: Honda Civic invade calçada e bate em poste na Avenida Bandeirantes
- Ação contra roubo de cargas prende um no Jardim Aeroporto em Campo Grande
- Lula ficará com dreno na cabeça e na UTI do Sírio Libanês após cirurgia de emergência
Últimas Notícias
Perseguição na MS-162 termina com traficante preso e mais de 100 quilos de drogas apreendidos
Droga foi avaliada em mais de R$ 6 milhões
Polícia mata duas pessoas por dia em São Paulo, segundo dados do Ministério da Justiça
Registro deste ano já é o maior desde 2020, mesmo sem dados de novembro e dezembro
Sanesul abre processo seletivo interno com 11 vagas para cinco municípios de MS
O salário é de R$ 3,7 com escala de trabalho 12×36
Durante ‘batida’ em espetinho nas Moreninhas, polícia apreende 370 kg de carne em meio a baratas e moscas
Polícia apurou ainda o emprego de corantes e produtos de uso para bovinos, além de glândulas mamárias utilizadas no local da gordura
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.