Polícia acompanha ordem de reintegração
Cerca de 350 famílias ligadas ao MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra) começaram a desocupar na manhã desta quinta-feira (3), a Fazenda Saco do Céu, localizada em Nova Andradina, distante 297 quilômetros de Campo Grande. A Tropa de Choque da Polícia Militar acompanha o cumprimento de reintegração de posse.
Segundo Dinho Lopes, um dos líderes do acampamento montado no dia 31 de agosto de 2015, a desocupação ocorre de forma pacífica. “Não vamos fazer nenhum enfrentamento”, garante.
A ordem de reintegração foi solicitada pela proprietária da fazenda de 5.800 hectares, Anely Conceição Liguori e determinada no dia 10 de outubro pelo juiz da 2ª Vara Cível da comarca do município, Robson Celeste Candelorio.
Algumas barracas já foram desmontadas, no entanto, uma forte chuva interrompeu a desocupação. “Está chovendo muito, tiveram de parar um pouco”, explica o responsável pelo acampamento, que destaca ainda que é necessário negociar um novo local para o grupo.
“Não queremos desmobilizar as famílias. Estamos exigindo o transporte e um local, seja uma área pública, ou em processo, mas que tenha água e lona para que possamos montar um acampamento. Até agora ainda não tem nada definido”, frisa.
O grupo pede ainda para colher as plantações de abóbora, feijão, hortaliças, mandioca, melancia e milho plantadas pelas famílias. Até o momento não se sabe para onde o grupo sem-terra será encaminhado.