Funcionários extras estão sendo contratados

O início da justamente na semana de liberação do pagamento dos trabalhadores e de vencimento de contas aumentou o movimento nas lotéricas o suficiente para fazer com que os proprietários contratem pessoas a mais para realizar todos os atendimentos. A preocupação, além do maior volume de clientes e filas enormes, é com a segurança, já que as lotéricas não têm estrutura igual aos dos bancos.

O lucro, segundo o gerente de uma unidade do bairro Parati, que preferiu se identificar somente como Eduardo, é praticamente zero, já que a intenção geralmente é apenas pagar boletos. O efeito, aliás, é contrário. “As pessoas vêm o tamanho das filas e desistem [de jogar]”, conta. Ele também alerta que muitas pessoas não têm informação de como funciona o esquema de pagamento por meio das lotéricas e, por isso, perdem tempo esperando por atendimento.

“Nós só podemos aceitar contas vencidas quando são da Caixa Econômica Federal. Os boletos de outros bancos podem ser pagos nas lotéricas quando ainda não passaram da data de vencimento e a maioria vem fazer esse serviço de banco mesmo”, explicou.

O responsável pela unidade do Comper Jardim dos Estados, que também não quis se identificar, relatou que o movimentou aumentou tanto que ele mesmo está no caixa para ajudar no atendimento. “Estamos com filas enormes porque a greve iniciou no começo do mês. Está muito complicado”, disse.

O aposentado José Del Belmondes, 60 anos, foi obrigado a encarar a forte movimentação para quitar dívida que venceria hoje e não pertence à Caixa. “Eu acho que eles (bancários) estão dentro do direito deles, mas acaba gerando transtorno para todo mundo”, avaliou.

A opinião é compartilhada pela ajudante de operação, Tatiana Silva, 28 anos. “Essa greve é prejudicial porque a gente fica dependente das lotéricas e aí tem que parar tudo que fazemos para enfrentar fila”, reclamou contando que deixou os afazeres de casa para pagar conta. Além de quitação de débitos, quem tem conta na Caixa pode fazer depósitos por meio de lotéricas, basta estar com identidade e os dados do titular.