Monitoramento realizado ao longo dos próximos dias vai indicar se o rio já atingiu seu nível máximo anual

Análises realizadas no , apontaram uma redução no nível das águas do rio. Esta foi a primeira queda em quase dois meses de observações. A altura baixou 1 centímetro em 24 horas. Passou dos 4,47 metros registrados no domingo (5) de julho, para 4,46 metros na segunda-feira (6). Nesta terça-feira (7) voltou a subir 1 centímetro, ficando em 4,47 metros. Monitoramento realizado ao longo dos próximos dias vai indicar se o rio já atingiu seu nível máximo anual.

A pequena queda pôs fim a uma sequência de elevação nos níveis, iniciada em 16 de maio. Exatamente em meados de maio, a centenária régua de medição da Marinha registrou oscilação nas marcas. Naquele período, depois de mais de 130 dias de frequente subida, o nível do rio Paraguai caiu de 3,49 metros, no dia 14 de maio, para 3,47 metros no dia 15. A partir daí iniciou a sequência de alta.

Mesmo com a pequena redução, o serviço de previsão hidrológica da CPRM (Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais), órgão vinculado ao Ministério das Minas e Energia, traz a informação, em seu boletim semanal, que na estação de Ladário, o rio Paraguai tem o nível “em elevação”. A CPRM prevê mais duas semanas de alta devendo chegar aos 4 metros e 55 centímetros no dia 17 de julho.

Por sua vez, o acompanhamento da situação da Bacia do Rio Paraguai, feito pela ANA (Agência Nacional das Águas), mostra que é normal a condição do rio em Ladário.

De acordo com a Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais, nos 115 anos de observação das cotas em Ladário, 52 tiveram o valor máximo anual no mês de junho, 26 em maio, 23 em julho, 11 em abril, 2 em março e 1º em agosto. Quanto aos valores mínimos anuais, 33 ocorreram no mês de dezembro, 32 em novembro, 29 em janeiro, 16 em outubro, 4 em setembro e 1 em fevereiro.