Com 7,2 mil casos, dengue causa 3ª morte do ano em Campo Grande

Prefeitura anuncia investida contra mosquito

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Prefeitura anuncia investida contra mosquito

Campo Grande registrou esta semana a terceira morte deste ano por dengue, doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti, que também é responsável pelas infecções dos vírus chikungunya e zika. No ano, o número de casos notificados de dengue na Capital já chega a 7.209, com 3,8 mil confirmações. Diante do quadro, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) anunciou que fará uma ofensiva contra o vetor de transmissão.

A primeira morte por dengue este ano ocorreu em abril, em maio houve outra e a mais recente foi em novembro, de uma mulher de 45 anos moradora do Bairro Tiradentes.

Como parte das Está marcada para amanhã cedo uma reunião com o Exército para a ajuda no combate ao mosquito e hoje foi feita uma reunião na Secretaria, com as diretorias de Atenção Básica, Vigilância Sanitária e de Vigilância em Saúde.

“Temos que agir e combater o mosquito transmissor da dengue, o Aedes aegypti. A melhor forma de combater a doença é ir diretamente ao foco do mosquito. Vamos intensificar as visitas domiciliares como forma estratégica de combater a dengue, nas borracharias, ferros-velhos, cemitérios, floriculturas”, afirmou o secretário Invandro Fonseca.

Segundo Fonseca, a Sesau está desenvolvendo ações para combater o mosquito. “Estamos promovendo uma capacitação para mais de 700 profissionais da saúde. Na sexta-feira, vamos promover o dia D de combate à dengue; nos dias 8 e 9 de dezembro vamos fazer uma reunião com os agentes de saúde e de endemias para passarmos novas orientações de prevenção à doença”.

Segundo ele, serão investidos R$ 4 milhões na aquisição de medicamentos e também no processo seletivo para contratar mais técnicos em laboratório e farmacêuticos. “Nós vamos buscar apoio do Exército Brasileiro (EB) para instalação de tendas de apoio nas Unidades de Pronto Atendimento da Vila Almeida e do bairro Universitário. Essas tendas têm a capacidade para abrigar 20 pacientes e receber toda assistência médica”, disse.
 

No Estado

Em todo o Estado, 2015 registra 34.479 notificações de dengue. Só na semana passada, foram 686 registros, o que sigifncia 98 por dia.

A Secretaria Estadual de Saúde não informou o número de óbitos registrados no ano e informou, ainda, que não trabalha com número de casos confirmados.

Últimas Notícias

Conteúdos relacionados

chuva de meteoros
dengue