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Cotidiano

Cobrança de pedágio na BR-163 começa dia 14 e vai custar até R$ 43

Tarifa será cobrada em 9 pontos
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Tarifa será cobrada em 9 pontos

A CCR MSVia, empresa que administra 845 quilômetros da BR-163, começa no dia 14 de setembro a cobrança de em nove pontos da estrada, eixo essencial para o transporte de produtos e de passageiros em Mato Grosso do Sul. A autorização foi dada hoje pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestes), em resolução publicada no Diário Oficial da União. O valor do pedágio vai variar entre R$ 2,35 e R$ 43,20, dependendo do local e do tipo do veículo.

A empresa informou que, diante do aval dado pela Agência, começou à zero hora de hoje operação de orientação aos motoristas, com o objetivo de “esclarecer e acostumar os usuários da rodovia a pararem nas cabines”. Segundo a CCR MSVia , durante 10 dias, os veículos que passarem pelas praças de arrecadação param nas cabines, mas não pagam tarifa.

Foram afixadas faixas em pontos estratégicos da rodovia, alertando sobre a cobrança. Os painéis eletrônicos existentes também exibem mensagens sobre o pedágio e nas cabines, os usuários recebem um folheto informando sobre a cobrança.

Segundo a empresa divulgou, cerca de 240 funcionários foram treinados nos núcleos de aprendizagem instalados pela CCR MSVia nos municípios de Rio Verde de Mato Grosso, Campo Grande e Naviraí. Eles atuarão dos noves postos de arrecadação, trabalhando em regime de escala.

Onde ficam os pedágios?

Os postos de cobrança estão instalados nos seguintes locais em , Itaquiraí, Caarapó, Rio Brilhante, Campo Grande, Jaraguari, São Gabriel do Oeste, Rio Verde de Mato Grosso e Pedro Gomes..

A tarifa básica para cada 100 quilômetros é de R$ 0,06488 e o valor varia conforme o tipo de veículo. Quanto maior, mais alto o preço.

Duplicação

A CCR MSVia afirma que, ao longo do mês de agosto, liberou os 10 primeiros da rodovia que foram duplicados, totalizando de 90 quilômetros de extensão, e atendendo à exigência contratual de concluir pelo menos 10% de duplicação da estrada.

As novas pistas duplicadas têm duas faixas de rolamento com 3,60 metros de largura, cada, mais acostamento com 2,50 metros de largura, cada, e faixa de segurança à esquerda, de 60 centímetros. O canteiro central que separa a nova pista da pista antiga foi gramado.

 Conforme a empresa divulgou, em 16 meses do início das atividades na BR-163/MS, o investimento foi R$ 730 milhões em obras, serviços, equipamentos e mão de obra. Nos primeiros cinco anos da concessão, a previsão é de R$ 3,5 bilhões.

A empresa disputou a licitação com cinco grupos e saiu-se vencedora, em 2013, para um período de concessão de 30 anos. Nesse período, a previsão é de que arrecade em torno de R$ 18,8 bilhões.

Controlada pela Andrade Gutierrez, pela Camargo Corrêa e pela Soares Penido, a CCR administra rodovias nos estados de , Rio de Janeiro e Paraná.

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