Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cliente só perceberá economia com horário de verão se mudar hábitos, alerta Energisa

Expectativa para esta temporada é de economia de 5%
Arquivo -

Expectativa para esta temporada é de economia de 5%

A temporada de 2015/2016, quando o sol só se põe após as 19h, começa no próximo domingo (16), com a meta de economizar 5% do consumo de energia em Mato Grosso do Sui, segundo divulgou nesta tarde a Energisa, empresa que abastece a maior parte do Estado, com base nas informações do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico).  A empresa alertou que as pessoas só vão perceber se mudarem hábitos de consumo.

Além de MS, em 9 estados mais o Distrito Federal, os moradores terão de adiantar o relógio em uma hora a partir da meia-noite de sábado para domingo. Conforme a Energisa destaca, o horário de verão serve para que a população aproveite melhor a luz natural do sol, reduzindo a demanda do sistema, entre 17h30 e 20h30.

“Com o horário de verão, existe uma redistribuição do consumo neste período, uma vez que o consumo de energia dos clientes residenciais, quando retornam para suas casas, não coincide com a entrada da iluminação pública, evitando-se assim uma demanda maior neste período”, explica o gerente do Departamento de Operação (DEOP) da Energisa, Adilson Panizza.

A Energisa alerta que o consumidor normalmente não percebe esta redução de consumo na conta de energia, pois há mudança dos hábitos comportamentais. como deixar de utilizar o chuveiro na posição inverno, que gasta mais energia, mas, por outro lado, intensificar a utilização do ventilador ou ar condicionado.

Para quem quer combater esse efeito, a empresa divulgou orientações aos clientes:

. Aproveitar ao máximo a claridade do dia deixando as cortinas abertas e evitando acender  as lâmpadas;
. Adotar cores claras nas paredes também ajuda a refletir mais a luz;
. Deixar o chuveiro na posição verão, pois contribui para reduzir cerca de 30% do consumo;
. Abrir a geladeira o menor número de vezes possível, pois o ar quente do verão entra no eletrodoméstico e faz o motor funcionar mais para manter os alimentos resfriados;
. Preferir equipamentos com o Selo Procel, que indica quais são os modelos que consomem menos energia;
. Preferir lâmpadas eficientes, pois gastam menos que as convencionais;
. Os ventiladores de pé são mais econômicos que os de teto, podendo reduzir em até 13,2 kWh o consumo de energia ao mês;
. Limpar os filtros do ar condicionado periodicamente, pois sujos, eles impedem a circulação livre de ar, aumentando o consumo de energia;
. Onde houver aparelhos de ar condicionado em uso, deixar a porta fechada;
. Evitar deixar a TV e o computador ligados sem necessidade. Sempre que possível, programar o desligamento automático. A função stand-by também consome energia.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Moreninhas recebe serviços gratuitos de cidadania e feirão de empregos neste sábado

Gol de Neymar reduz risco de queda do Santos, empate complica São Paulo; veja probabilidades

maquinario

Empreiteiro denuncia golpe após compra de R$ 430 mil e não receber maquinário em Campo Grande

Davi Brito expõe rejeição que sofre do elenco do BBB 24: ‘Nunca chamaram’

Notícias mais lidas agora

JBS terá que participar de conciliação com moradores por fedor no Nova Campo Grande

Conselheiro afastado do TCE-MS, Iran pode ter bens penhorados por dívida de IPTU

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Reino Unido pretende diminuir idade mínima de voto para 16 anos

Últimas Notícias

Cotidiano

‘Cenário preocupante’: ONG alerta para risco de incêndios no Pantanal nos próximos meses

Combinação de estresse hídrico, baixa umidade e altas temperaturas aumenta probabilidade de incêndios

Le Blog Maria Antonia

Sydney Sweeney é cotada para ser a nova Bond Girl em 007 de Denis Villeneuve

Sydney Sweeney está cotada para viver a próxima Bond girl na nova fase da franquia 007.

Transparência

Governo de MS realiza audiência pública para aprimorar distribuição de gás canalizado

Além da audiência, a Secretaria realiza ainda Consulta Pública sobre o assunto

Mundo

Iraque: incêndio em shopping inaugurado há uma semana deixa ao menos 61 mortos

Equipes de resgate ajudaram mais de 45 pessoas que ficaram presas quando o incêndio começou