Cada município tem autonomia para decretar emergência
Quatro cidades de Mato Grosso do Sul decretaram situação de emergência. Paranhos, Naviraí, Itaquiraí e Japorã foram afetados pelas chuvas que caem na região há mais de uma semana. Na próxima semana a Defesa Civil irá se reunir com 14 prefeitos de cidades, na qual algumas também podem decretar estado de emergência.
De acordo com a Defesa Civil, cada município tem autonomia para decretar emergência, no intuito principalmente para as obras necessárias. “Vamos dar suporte e toda orientação técnica”, disse o coronel do Corpo de Bombeiros e coordenador estadual da Defesa Civil, Isaias Bitencourt.
O governador Reinaldo Azambuja chegou a se reunir, na manha desta quinta-feira (16), com prefeitos que integram a região do Cone Sul no Estado. Sofrendo com as chuvas que já estão acima da média para o período, os gestores solicitaram ao Governo a realização de uma força-tarefa que possa amenizar os estragos causados pela força da água e Reinaldo se comprometeu a dar suporte às cidades que foram atingidas e a atender de imediato as urgências da região.