Já foram realizados 13,4 mil procedimentos

Com a campanha , que faz um alerta aos homens sobre a importância da realização de exames para a detecção de câncer de próstata, o Centro de Referência à Saúde do Homem, deve intensificar a realização de exames neste mês.

Segundo informações, dede janeiro até 3 de novembro deste ano já foram realizados 13,4 mil procedimentos, nas UBS (Unidades Básicas de Saúde), 94 mil homens foram atendidos na faixa de 20 a 59 anos. Não só exames para detectar o câncer de próstata esta sendo feito, mas também exames para hipertensão, diabetes, e exames para câncer de esôfago e pulmão.

Ainda pequenas cirurgias são oferecidas como, vasectomia nos pacientes selecionados pelo Programa de Planejamento Familiar.

Câncer de próstata

O diagnóstico da doença é feito a partir de queixa, exames clínicos e dosagem de PSA. A incidência da doença é após os 50 anos, e histórico familiar, hábitos alimentares são fatores de risco para o câncer de próstata.

Deve ficar alerta para os sintomas de dificuldades no ato de urinar, levantar várias vezes à noite para urinar e problemas em conseguir ou manter ereção e sangue na urina ou no esperma.