Pular para o conteúdo
Cotidiano

Cempe recebe Hospital da Mulher e muda de nome para atender SUS

Agora chamado de Pronto Atendimento Integrado, antigo Cempe terá maternidade
Arquivo -

Agora chamado de Pronto Atendimento Integrado, antigo terá maternidade

O antigo Cempe (Centro Municipal Pediátrico), no centro de , passa a ser PAI (Pronto Atendimento Integrado) e abrigará o Hospital da Mulher, localizado na Rua Guarabu da Serra, na Vila Moreninha III, que ficará fechado por pelo menos seis meses, para reformas. A medida é para atender às preconizações do SUS (Sistema Único de Saúde), de forma a possibilitar maior aporte de verbas, e pôr fim a impasse entre a Prefeitura e o Conselho Municipal de Saúde. 

A mudança de nome do antigo Cempe foi publicada na quinta-feira (29) no Diogrande (Diário Oficial de Campo Grande). O chefe da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde Pública), Jamal Salem, explica que as alterações serão realizadas para que a unidade hospitalar esteja dentro das preconizações do SUS.

“Esse novo projeto deve facilitar o credenciamento do SUS. Isso foi uma recomendação do Conselho Municipal de Saúde. Com essa mudança, o Cempe, que agora é Pronto de Atendimento Integrado, funcionará como Hospital Materno infantil em 30 dias”, afirma. Jamal ressalta que a unidade na Moreninha III não será desativada.

Segundo ele, a obra, que ainda não teve o custo estimado, deve ser concluída em seis meses. Depois disso, as atividades serão retomadas no local.

“O Hospital da Mulher não vai fechar, vai apenas mudar de lugar para passar pela reforma porque da forma como está não tem condições de continuar. Tem muita coisa para arrumar, foge muito das regras e protocolos estabelecidos no termo de funcionamento. Queremos transferir o hospital nesse momento e, terminando a reforma e ampliação de leitos, volta para o mesmo lugar”, garante.

Com a reforma o Hospital da Mulher terá 15 novos leitos. “Vamos ampliar a saúde da mulher, além de cirurgias de cesáreas e outras ginecológicas. Temos um médico obstetra, um pediatra e um anestesista. Nossa capacidade é para atendimento 24 horas, mas a estrutura física ainda não permite isso”, destaca.

Na manhã deste sábado (2), no programa de rádio do vereador Chiquinho Telles (PSD), na FM Moreninhas, o prefeito, Gilmar Olarte (PP), confirmou que o Hospital da Mulher passará por reformas e esclareceu que o local não será desativado. “Não será fechado, sabe-se apenas que passará por reforma. Qualquer coisa além disso, só será feito depois de discutido com a população”, assegurou.

PAI

O chefe da Sesau garante que, mesmo após a entrega da reforma do Hospital da Mulher, na Moreninha III, o Pronto Atendimento Integrado permanecerá funcionando como Hospital Materno Infantil. A unidade receberá 20 novos leitos para atender o setor de maternidade.

Inicialmente batizado de Cempe, a unidade foi aberta em outubro de 2014 de forma a centralizar os atendimentos na área de pediatria. Como divulgou a Prefeitura em várias oportunidades, foi a solução encontrada para garantir pediatras 24 horas em unidade pública de saúde todos.

Surgiu como resultado de arrendamento do antigo Hospital Sírio-Libanês. Desde o início, era prevista a ampliação do atendimento e, em virtude das exigências do SUS, houve a necessidade de mudanças que passam, até, pelo nome da unidade.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Caminhão invade preferencial e mata empresário em Amambai

‘Trump usa tarifas como arma política’, diz Camila Jara sobre suspensão de carne para os EUA

Padrasto agride enteado, alega ‘atitudes rebeldes’ e pai do menor aciona polícia

VÍDEO: Casal é flagrado usando drogas no leito de UPA em Campo Grande

Notícias mais lidas agora

carne três lagoas

Mato Grosso do Sul suspende abate de bovinos para os EUA após Trump anunciar taxação

Senado Federal aprova proposta de Nelsinho Trad contra ‘tarifaço’ de 50% de Trump

Sem ajuda, adolescente teria agonizado até a morte em clínica para dependentes de MS

Na companhia da irmã, Key Alves faz ultrassom para descoberta de sexo do bebê

Últimas Notícias

Cotidiano

Incêndio assusta moradores e fumaça toma conta do Bairro Moreninha

O fogo deixou uma área de vegetação completamente destruída

Política

Alckmin diz que governo tentará acordo antes do prazo para tarifaço

Trump anunciou aumento de taxas de importação a partir de 1º de agosto

Política

Atividade econômica em terras indígenas divide opiniões no Senado

O debate aconteceu nesta terça-feira, em uma audiência pública na Comissão de Direitos Humanos

Política

Riedel explica motivo de MS ter concurso para polícia mesmo com limite prudencial extrapolado

O governador anunciou o edital do concurso com 400 vagas para a Polícia Civil será disponibilizado nesta quarta-feira