Pular para o conteúdo
Cotidiano

CCZ diz que raiva na Capital está controlada e descarta eutanásia canina

Em Corumbá, Prefeitura recolhe cães para sacrificá-los
Arquivo -

Em , Prefeitura recolhe cães para sacrificá-los

Depois que um surto de raiva levar a Prefeitura de Corumbá a recolher e matar os cães do município, o CCZ (Centro de Controle de Zoonozes) da Capital descartou que casos de eutanásia ocorram em pelo mesmo motivo, todavia, o sacrifício de animais continuará a acontecer nos casos de .

Em Corumbá, a situação é considerada crítica. A Secretaria Municipal de Saúde está recolhendo todos os animais encontrados nas ruas a fim de sacrificá-los. Contudo, segundo a médica veterinária do CCZ da Capital, Ana Paula Nogueira, Campo Grande é uma região sob controle da raiva.

“Nos últimos dias só tivemos casos, isolados, em morcegos. Isso é bem diferente de Corumbá, onde a doença foi encontrada em muitos cães e em um humano. Isso se chama ciclo urbano”, explica Nogueira.

Por outro lado, a eutanásia em animais portadores de leishmaniose continua em Campo Grande, já que é uma determinação federal. “Não tem outra solução, tem que ser feito o sacrifício. O Ministério da Saúde entende que a saúde humana é mais importante do que a dos animais. Muita gente diz que vai tratar o animal, mas isso não resolve, pois, além de disseminar a doença em animais saudáveis, o protozoário que transmite a doença torna-se mais resistente”, ressalta a médica do CCZ.

Polêmica

Um folder, que orienta os donos dos animais a sacrificá-los, está causando polêmica na internet. Pessoas e entidades protetoras dos animais não concordam com as orientações passadas. Na divulgação a eutanásia é justificada nos casos de leishmaniose, pois os animais, mesmo os que passam por tratamento, disseminam a doença.

De acordo com a diretora comercial da ONG Vira Latas, Maria Cristina Freitas, os animais em tratamento não transmitem a doença. “Eu não concordo com nada disso que eles falam. Conheço vários veterinários que fazem o tratamento que já salvou muitos cães. Se existe um tratamento para uma doença porque não salvá-los”, questiona.

Outros protetores de animais condenam a divulgação de informações falsas. Uma internauta, que teve o nome preservado, ressaltou, no Facebook, que o tratamento é viável e eficaz. Além disso, ela convoca todos os donos de cachorros a não os abandonarem, pois, segundo ela, a luta é contra o mosquito e não contra o cãozinho.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Após batida forte entre dois carros, Bombeiros ‘serram’ veículo para retirar vítima

Família procura por idoso que sofre da Doença de Alzheimer desaparecido neste sábado

Idoso perde R$ 1,2 mil ao cair em golpe de falso advogado com conta de WhatsApp clonada

Polícia Militar prende dupla em flagrante após furto de motocicleta e iPhone

Notícias mais lidas agora

Retomada há 2 anos, obra de radioterapia do HRMS avança a passos lentos e chega a 70%

‘Sempre foi minha maior inimiga’: o que comemorar quando você cresce com uma mãe narcisista?

onça atacou gato

Suposto ataque de onça em Aquidauana deixa moradores em alerta: ‘a vizinha jura que viu’

Corinthians joga mal e perde para o Mirassol em duelo com cavadinha errada de Memphis

Últimas Notícias

Esportes

Operário supera Creespom-DF e avança para a segunda fase do Brasileiro Feminino A3

Com um gol salvador de Aíssa nos acréscimos da primeira etapa, o Galo fez história e avançou para a segunda fase pela primeira vem sua história

Polícia

Confronto em Itaporã termina em morte após denúncia de violência doméstica

Na residência foram apreendidas três armas de fogo que seriam de posse do homem que acabou morto

Esportes

Flamengo mantém tabu e derruba Bahia no Maracanã com gol solitário de Arrascaeta

Flamengo reassumiu de forma provisória a liderança do Campeonato Brasileiro, mas pode ser ultrapassado pelo Palmeiras no domingo

Brasil

Corpo de arquiteto desaparecido após show da Lady Gaga é encontrado

Arquiteto Igor Sousa havia desaparecido na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, foi encontrado próximo às Ilhas Cagarras na manhã deste sábado (10)