Evento é voltado a acadêmicos e profissionais de várias áreas

Campo Grande sedia, nos dias 23 e 24 ( sexta-feira e sábado), no Espaço Le Jour, o 1º Simpósio Interdisciplinar de Criminologia de Mato Grosso do Sul, sob o tema “Aspectos bio-psico-sociais do crime na sociedade brasileira – diagnóstico e perspectivas”. O Espaço Le Jour fica na Rua 25 de Dezembro, 98, no Centro.

A abertura do evento está prevista para as 18 horas na sexta-feira, sob organização do  Meritum Instituto de Direito Penal, a cargo das psicólogas Raquel Icassati Almirão e Roberta Marinho V. Trad. O público-alvo são acadêmicos e profissionais das áreas de Psicologia, Serviço Social, Medicina (Psiquiatria), Direito, Sociologia, Pedagogia, Filosofia e afins. O investimento é de R$ 50,00 para acadêmicos e de R$ 100,00 para profissionais.

Programação
A primeira palestra, às 19h15 do dia 23, será do desembargador Ruy Celso Florence, com o tema “O Jurista e a Sociedade: Dilemas e Desafios de um Julgador em um País Violento”. Em seguida, às 20h, o filósofo Carlos Eduardo ministra a palestra “Pensando e Refletindo o Fenômeno da Criminologia na Sociedade Brasileira”. Às 21h, o psiquiatra e advogado Antônio Carlos de Queiroz fala sobre “Delinquentes Contumazes e SerialKillers, um Retrato Psiquiátrico da Delinquência”. Por fim, no encerramento do primeiro dia de trabalho, às 21h45, o sociólogo Paulo Cabral palestrará sobre “Análise Social do Debate sobre a Redução da Idade para Fins de Imputabilidade Penal”.

No segundo dia, às 8h, a delegada Maria de Lourdes Souza Cano aborda “Balanço Crítico e racional de Uma Delegada de Polícia na Área da Infância e Juventude”. Às 8h45, o psicólogo Marcos Estevão Moura fala sobre “Drogas Lícitas e Ilícitas – Liberação ou Proibição – Impactos e Perspectivas”. O psiquiatra Kleber Meneghel fará palestra, às 9h30, com o tema: “O Brasil e os Inimputáveis por Doença Mental – Análise Crítica do Tratamento aos Inimputáveis”. Na sequência, às 10h30, a psicóloga Mônica Lemgruberministrará palestra sobre “Primeiro Comando da Capital – PPC e a Perspectiva da Teoria Social Cognitiva”.

No encerramento do evento, o advogado Fábio Trad dissertará sobre “Causas do Crime – Uma Leitura Aberta dos Fatores Criminógenos na Sociedade Brasileira”.