Foram pelo menos 220 raios em um período de quatro horas

foi atingida por pelo menos 220 raios em um período de quatro horas e meia entre a noite de terça-feira (13) e madrugada desta quarta-feira (14). A “chuva de raios”, segundo o meteorologista Natálio Abrão, ocorreu entre as 21h30 e meia-noite, e entre 4 horas e 6 horas.

O fenômeno ocorreu devido às altas temperaturas e umidade, que formaram áreas de instabilidade, resultando em nuvens isoladas carregadas de raios. “Esta chuva só atingiu a Capital e deve ocorrer mais vezes ainda este mês, que é um período típico de muita chuva, enchentes e formação de nuvens com trovoadas.”, explica Nátalio.

Mato Grosso do Sul está entre os cinco Estados que mais registraram mortes por raios ficando atrás de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais e Pará. Entre 2002 e 2013 foram registradas 1.672 mortes no País, sendo que no Estado foram 105 óbitos nesse período. De acordo com o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), os mais atingidos por raios são os homens 81%, contra 19% das mulheres.

E quem pensa que ficar embaixo de árvores ou pontos de ônibus está protegido engana-se. O meteorologista explica que formas pontiagudas como postes, árvores, e cercas de madeira ou elétricas atraem os raios, além das formas metálicas. Os telefones também são perigosos quando as tempestades ocorrem vindas com as trovoadas e raios. A melhor maneira de proteger-se é procurar um local fechado.

As temperaturas dos últimos três dias estão acima dos valores normais dos últimos 7 anos afirma Natálio Abrão. Nesta terça-feira (13) a temperatura em Campo Grande ficou na casa dos 34° graus, com sensação térmica de 37°, sendo a temperatura do dia mais alta comparada ao mesmo dia dos últimos sete anos. Ainda de acordo com Natálio, o município de Três Lagoas registrou a maior temperatura do Brasil nesta terça-feira, 39° graus com sensação térmica de 45° graus.

E para os próximos dias o prognóstico não deve mudar, as temperaturas continuam em elevação, com pancadas de chuva, principalmente, no período da tarde acompanhadas de incidência de muitos raios.