Em consumo aumentou 40%

A Sanesul (Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul) registrou significativo aumento de consumo de água em algumas cidades do Estado, durante os dias de calor intenso. Em Dourados, por exemplo, o consumo pulou de 51 milhões de litro por dia, para 60 milhões, nos últimos dias.

“Em Dourados a produção diária de água é em média 55 milhões de litros, sendo que o consumo médio é de 51 milhões de litros. Os quatro milhões de litros restantes tornam-se reservas para prevenir eventuais desabastecimentos. No entanto, com o calor desta semana, o consumo subiu para 60 milhões de litros por dia”, destacou o gerente regional de Dourados, Paulo César Torraca.

Segundo o gerente, uma das medidas que estão sendo tomadas é o remanejamento de água das regiões mais baixas da cidade para as mais altas, possibilitando o aumento dos índices de água nos reservatórios.

Nas demais regiões, a Sanesul destacou medidas simples para econômia, como atentar para vazamentos na residência, torneiras abertas ao lavar louça ou escovar os dentes, e dar preferência ao uso de baldes ao invés de  mangueira para lavar calçadas e reutilize água da maquina de lavar roupas.