Pular para o conteúdo
Cotidiano

Bandeirantes comemora 50 anos de emancipação neste sábado

Prefeitura preparou programação para data comemorativa
Arquivo -

Prefeitura preparou programação para data comemorativa

O município de Bandeirantes comemora neste sábado (20), 50 anos de emancipação política. Para este sábado está programada a realização do Desfile Cívico, apresentações de bandas e fanfarras, além de um show com grupo Trembão e dupla Felipe & MenonA agricultura e pecuária de pastagem são os principais destaques da economia do município.

História

Referências históricas mais conhecidas e confiáveis indicam como primeiros habitantes da região de Bandeirantes os componentes da família de José da Rocha Xavier e Maria Abadia de Castro, proprietários da Fazenda Cervo, região esta que era atravessada pelo caminho que ligava Campo Grande a (ligação também para e o estado de Goiás).

Bandeirantes nasceu dos sonhos de homens e mulheres, verdadeiros desbravadores, que em (1881-1882) vieram da região de Rio Verde de Goiás um grupo de familiares, que tinham como líder o médico Jerônimo Pereira Maia, avô materno de José da Rocha Xavier, que já ficara conhecendo esta região quando de sua possível participação na Guerra do Paraguai (1864-1870).

As famílias pioneiras da região chegaram em 1883 e dentre eles Jerônimo Pereira Maia que estabeleceu sua sede próximo do Córrego da Mata com o Bracinho, Manoel Pereira Maia no Córrego da Divisa, Jerônimo Pereira Maia Filho, no Córrego da Lagoa até o Macaúba, Quirino Nogueira Gomes no Córrego Macaúba, Idalécio Arantes no Córrego da Ronda, Antônio Pereira de Souza no Córrego da Ronda, José da Rocha Xavier da Cabeceira do Córrego Cervo até o Córrego Cervinho formando duas sedes uma no Córrego da Mata (hoje cidade de Bandeirantes) para lavoura e outra no Córrego Figueira (braço do Córrego Cervinho) e ainda Manuel de Souza Brandão no Córrego Ponte Vermelha e a família de José Luiz de Oliveira que se instalaram na região do Rio São João. Vieram seus filhos e seus netos, e nesta terra plantaram suas raízes e deu origem a região hoje Município de Bandeirantes.

A família Rocha tem sua tradição religiosa como marca na sua participação histórica ligada ao Santuário do Divino Pai Eterno em Trindade de Goiás, cidade fundada por Constantino Xavier Maia, avô paterno de José da Rocha Xavier o fundador de Bandeirantes.

Em 18 de Janeiro de 1930, pelo Decreto n° 898, o Governo do Estado reservou no lugar denominado Cervinho, de propriedade de José da Rocha Xavier, uma área de 8.702 ha destinada ao povoamento que foi loteada com a denominação de Colônia Bandeirantes no Distrito de Jaraguari, município de Campo Grande. Em 1958, Quinca Rocha elegeu-se prefeito de Jaraguari e criou o Distrito de Bandeirantes pela Lei Estadual nº 1.128, de 17de Novembro de 1958, subordinado ao município de Jaraguari.

Em 11 de novembro de 1963 Bandeirantes é oficialmente criada pela Lei Estadual nº1.947,de autoria do Deputado Valdevino Rodrigues Guimarães e sancionada pelo Governador Fernando Correa da Costa, e é finalmente instalada em 20 de junho de 1965. (Informações do Engenheiro Agrônomo, vice-presidente do Sindicato Rural Patronal de Bandeirantes, Édson Domingos da Rocha) .

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Programa que oferta bolsas de estudo a negros tem inscrição prorrogada

Empresário morre na delegacia após ser preso em acidente de trânsito

Pesquisadora brasileira é encontrada morta no Japão com sinais de queimadura

Esbarrão no banheiro motivou esfaqueamento de jovens em torneio de pesca

Notícias mais lidas agora

jbs

Em 30 dias, laudo da Planurb vai mostrar se JBS instalou sistema que pode acabar com mau cheiro

Secretária presa por corrupção pediu propina para campanha eleitoral após ‘sumiço’ de dinheiro

Empresário morre na delegacia após ser preso em acidente de trânsito

inss

INSS prepara plano para ressarcir aposentados vítimas de fraude

Últimas Notícias

Trânsito

Acidente entre carro e moto mata vigilante na BR-158

Morador de Brasilândia, ele era conhecido na cidade onde vendia pão

Esportes

Coritiba leva virada da Ferroviária e perde chance de ‘dormir’ líder da Série B

Com a derrota, o Coritiba aparece em quinto lugar

Esportes

Ferreirinha desperdiça pênalti e perde chance de livrar São Paulo de empate justo com Fortaleza

Válida pela sétima rodada do Brasileirão

Polícia

Após bloqueios de rodovias em MS, PRF terá apoio do Grupo de Choque Nacional

Com base em protocolos técnicos, amparo legal e respeito aos direitos fundamentais