Pular para o conteúdo
Cotidiano

Assetur anuncia reajustes da tarifa e vereadores ainda brigam por diminuição

Vereadores dizem que reajuste é afronta à sociedade
Arquivo -

Vereadores dizem que reajuste é afronta à sociedade

Nesta quarta-feira (12) o presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende, não só afirmou que a redução no preço do não vai impactar na tarifa do transporte coletivo, como anunciou que já está previsto um reajuste de valores para o dia 12 de novembro.

Diante do pronunciamento, feito durante a coletiva de apresentação do sistema de reconhecimento facial, instalado nos ônibus, vereadores da Capital, procurados pelo Jornal Midiamax, manifestaram indignação, afirmando que o assunto será amplamente debatido em audiências públicas, que já estão agendadas para o próximo mês.

O vereador Eduardo Romero (PT do B) disse que ainda aguarda decisão do Ministério Público, uma vez que a Procuradoria de Defesa do Consumidor entrou com processo de inquérito cível. “Ainda não é um inquérito, mas eles estão começando a juntar as informações para ver se vira um inquérito ou não, até para avaliar essa questão diante daquela provocação que nós fizemos”, explica.

Romero também acrescentou que a atitude é lamentável, porque mostra que o setor empresarial do transporte coletivo está preocupado apenas com os lucros e não com a efetividade do serviço. “Se você teve uma diminuição da alíquota do ICMS em 5 pontos percentuais, ela significa 30% de desconto no valor do diesel, e o diesel representa 27% da composição da tarifa do transporte”, detalha o vereador ao acrescentar que o preço do diesel é justamento o valor alegado para os reajustes anteriores.

O Consórcio Guaicurus alega que o combustível corresponde a apenas 25% da ‘cesta de itens’ para se calcular a tarifa, e acrescenta o reajuste de salários, de autopeças e de pneus são os que causam maiores impactos.

O vereador Chiquinho Telles (PSD) colocou o reajuste como uma afronta à sociedade. “Estamos trabalhando para ter uma boa notícia, e quando esperávamos pelo menos um aceno do comerciante em relação à diminuição do diesel, vem essa péssima notícia. Então há uma falta de critério e de vontade. Estão agindo como se fosse terra de ninguém”, critica.

Chiquinho também disse que está realizando um abaixo-assinado para que a população se manifeste em relação ao assunto. O vereador disse que, através da Comissão de Transporte e Trânsito, do qual é membro, vai solicitar uma audiência pública para a próxima semana.

A vereadora Luiza Ribeiro (PPS), que faz oposição ao prefeito na Câmara, afirma que o preço da tarifa do ônibus em Campo Grande já é alto por tradição, mas que o governo tem influência direta nos reajustes. “Então a gente percebe que é uma atitude de governo, que tem de ser discutida, e não é o que a empresa acha que tem de ser, mas sim o que o governo tem de discutir com a empresa e encontrar um equilíbrio” explica.

Luiza também reforça a indignação diante da resistência da Assetur em não diminuir o preço, mesmo com a queda da alíquota do diesel e termina afirmando que “transporte público em Campo Grande é uma brincadeira”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Últimas Notícias

Esportes

Fla x Flu: Pedro entra no 2º tempo e faz gol da vitória do Flamengo no finalzinho do jogo

Atacante estava de ‘castigo’, sem ser relacionado pelo técnico Felipe Luís nas últimas partidas

Polícia

Amásio é esfaqueado pela companheira por causa do filho adolescente da autora

Mulher não gostou quando o homem disse que ela ‘precisaria educar melhor o filho’

Polícia

Vizinha é agredida por causa de câmera de segurança de segurança no Aero Rancho

Vítima sofreu socos, chutes e tapas da agressora

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime