Pular para o conteúdo
Cotidiano

Apresentação de vídeo como prova causa polêmica em CPI do Cimi

Deputados divergiram sobre vídeo ser considerado evidência de orquestração  
Arquivo -

Deputados divergiram sobre vídeo ser considerado evidência de orquestração

 

A apresentação de um vídeo que mostra a apreensão de equipamentos de um jornalista do (Conselho Indigenista Missionário) por um delegado durante reintegração de posse em 2013 causou alvoroço entre oposicionistas e participantes da sessão desta terça-feira (20) da , na Assembleia Legislativa. Isso porque o vídeo foi apresentado como uma suposta prova de orquestração de invasões de terras.

O vídeo – que conta com edições consideráveis e até trilha – trouxe um depoimento de Flávio Vicente Machado, coordenador regional do Cimi no Estado, e imagens da apreensão de equipamentos de um jornalista da entidade, feita pelo delegado federal Alcídio de Souza Araújo. A produção foi apresentado durante o depoimento de Jussimara Barbosa Bacha, esposa do ex-deputado estadual e proprietário da Fazenda Buriti (em ), Ricardo Bacha, que também será ouvido nesta terça-feira.

Na oitiva, Jussimara destacou mudanças ‘substanciais’ na relação inicialmente amistosa entre ela e os indígenas que moravam nas imediações da Fazenda Buriti, a partir de 1993, quando os primeiros boatos de invasão surgiram.

A situação piorou quando, em 1998, ela ouviu dizer que o então governador Zeca do PT prometeu as terras para os indígenas. Jussimara afirmou, ainda, que durante uma das ameaças de invasão, em 2000, o cacique de uma tribo coordenou as ações segurando a mão dela – de acordo com Jussimara, isso deu a entender que as invasões foram motivadas por ‘pressões externas’.

O vídeo polêmico foi apresentado logo após o deputado Pedro Kemp (PT) questionar Jussimara se ela tinha alguma prova efetiva de que o Cimi estaria incitando invasões de terras no Estado. Após a exibição, o deputado repetiu a pergunta e a depoente afirmou que, para ela, o vídeo era uma evidência.

Membro da CPI, o deputado Onevan de Matos (PSDB) destacou que o vídeo era uma prova irrefutável de que o Cimi comandava as invasões de terras feitas por indígenas no Estado e pediu a inclusão evidência na CPI. A presidente da comissão, deputada Mara Caseiro, concordou com Matos.

Na sequência, Kemp pediu cautela aos colegas nas “conclusões precipitadas”, e afirmou ter conhecimento de que, na época, os jornalistas do Cimi estiveram presentes por conta do temor de que acontecessem excessos na reintegração de posse, ocorrida em 2013. Ele destacou, também, que a Polícia Federal abriu um inquérito para investigar a questão, ainda inconcluso.

Convocação

O delegado que coordenou a reintegração de posse da Fazenda Buriti em 2013 será convocado para prestar depoimento na CPI. O então coordenador regional do Cimi em MS, Flávio Vicente Machado, também teve o nome citado para oitiva pelo deputado Paulo Correia, relator da comissão. Segundo correia, durante o fato em 2013, há relatos de que os indígenas estavam com “traje de guerrilha” e “excessivamete treinados”.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Deixou para última hora? Inscrições para vagas com salário de R$ 13 mil no Corpo de Bombeiros encerram amanhã

acidente

Tragédia: mãe e filha morrem após carro cair de ponte próximo ao Rio Ivinhema

Mulher é encontrada morta em residência do Portal Caiobá

buscas

Motorista de carro que afundou no Rio Paraguai era cearense de 35 anos

Notícias mais lidas agora

operação turn off

Turn Off: Justiça cita prejuízo de R$ 12 milhões ao manter bens de ex-servidora bloqueados

Julgamento de PM que matou bioquímico em sala de cinema segue sem data marcada

Entregador

Jovem tem orelha dilacerada e artéria rompida após ataque de pit bulls no Jockey Club

Sinner vence revanche contra Alcaraz de virada e conquista o título de Wimbledon pela 1ª vez

Últimas Notícias

Transparência

Ministério Público Eleitoral investiga troca de esterco por voto em eleição extra do município de Bandeirantes

Denúncia é sustentada por um áudio que reproduziria diálogo do prefeito eleito

Esportes

Chelsea contraria a lógica, goleia o PSG e garante título do mundial

Ingleses deram um verdadeiro show de futebol, com três gols ainda no primeiro tempo

Polícia

Policias prendem dupla suspeita de tentativa de homicídio em casa noturna de Dourados

Vítima foi atingida por quatro tiros e encaminhada para o hospital em estado grave

Transparência

Vereador que integra Comissão de Segurança Pública em Campo Grande tem escritório político invadido e furtado

Flávio Cabo Almi, do PSDB, é defensor da internação compulsória de usuários de droga