Pular para o conteúdo
Cotidiano

Após promessa, trabalhadores do São João Bosco suspendem paralisação

Prefeitura se comprometeu a angariar recursos para pagar salários atrasados
Arquivo -

Prefeitura se comprometeu a angariar recursos para pagar salários atrasados

Na manhã deste sábado (18), os trabalhadores da Associação Recanto São João Bosco suspenderam a paralisação das atividades. Atendendo ao pedido do desembargador Dr. João de Deus Gomes de Souza, do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) 24ª Região a categoria decidiu, em assembleia, aceitar a proposta dos representantes públicos municipais que se comprometeram a viabilizar a entrada de recursos financeiros à Associação para o pagamento dos salários atrasados.

A presidente do SENALBA/MS (Sindicato dos Empregados em Entidades Culturais, Recreativas, de Assistência Social, de Orientação e Formação Profissional no Estado de Mato Grosso do Sul), Maria Joana Barreto Pereira, explica que apesar de ainda não ter recebido a folha de março, a categoria confiou na promessa das autoridades públicas, mas não descarta a possibilidade de nova paralisação. “A aprovação foi pela suspensão da paralisação e não pelo fim do movimento paredista. Em assembleia, os profissionais destacaram que acompanharão  o prazo estipulado para o cumprimento das propostas oferecidas aos trabalhadores. Caso as ‘promessas’ sejam descumpridas, voltarão a cruzar os braços”, esclarece.

Propostas

Ontem (17/04), no terceiro dia de paralisação,  aconteceram audiência e  reunião com os representantes do Recato São João Bosco e os presidentes dos sindicatos: SENALBA/MS, Maria Joana Barreto  e SIEMS (Sindicato dos Trabalhadores na Área de Enfermagem de Mato Grosso do Sul), Lazaro Santana.

A audiência de conciliação ocorreu no TRT 24ª Região, às 11h30min, mediada pelo desembargador Dr. João de Deus Gomes de Souza. Participaram o Ministério Público do Trabalho, promotores, procuradores, representante da câmara municipal e secretaria municipal de assistência Social. Na ocasião as autoridades públicas enfatizaram a necessidade de angariar recursos emergenciais para sanar o problema enfrentado pela Associação, que alega crise financeira.

Já a reunião, aconteceu às 17h, na Câmara Municipal, participaram os mesmos integrantes da audiência, desta vez junto aos vereadores e representante da secretaria de administração da prefeitura de . Os representantes da câmara apresentaram a proposta de realizar 2 repasses da prefeitura municipal ao Recanto São João Bosco, a primeira no dia 24/04 e a segunda no dia 05/04 para que a Associação quite os salários de dezembro, fevereiro e março. Em contrapartida, representantes do Recanto confirmaram que até a próxima semana regularizará documentos contábeis que serão entregues ao município.

Outra alternativa apresentada pelos vereadores é  viabilizar o quanto antes a conta bancária correspondente ao Fundo Municipal do Idoso, previsto em legislação do município, por meio da qual empresas poderão realizar doações à Associação. Os membros da Câmara também se comprometeram a destinar parte dos recursos advindos das Emendas de Vereadores ao Asilo São João Bosco. Estes recursos são repassados, no mês de julho, pela prefeitura a cada vereador para que essas verbas sejam destinadas para instituições da área de saúde e assistência social.

Por fim, a câmara propôs buscar diálogo com vice-governadora e secretária dos Direitos Humanos, Assistência Social e Trabalho de Mato Grosso do Sul, Rose Modesto, para buscar parceria entre o governo e Associação Recanto São João Bosco.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Judô

Copa Judô Futuro Interestadual de Judô começa nesta sexta-feira no Ginásio Guanandizão

Moradora oferece recompensa para quem encontrar Sophia, gatinha que fugiu no Parque dos Poderes

Ciclistas expõem inseguranças em Campo Grande após atropelamento filmado em avenida

Carreta da Saúde leva atendimento médico gratuito a servidores da segurança pública de Ponta Porã

Notícias mais lidas agora

Disputa por R$ 10 milhões: área doada para megaindústria chinesa BBCA está abandonada

pantanal incêndio

Alvo de operação contra grilagem em MS já recebeu multa ‘pesada’ por incêndio no Pantanal

onça atacou gato

Foi onça ou não? Marcas de mordida indicam predador de gato atacado em cidade de MS

Ônibus pega fogo e forma paredão de fumaça em São Paulo

Últimas Notícias

Cotidiano

Dentistas voluntários selecionam jovens para tratamento dental gratuito em MS

Campo Grande e Corumbá receberão equipes da Turma do Bem, rede de dentistas voluntários

Mundo

Guatemala extradita um dos 100 foragidos mais procurados pelos EUA

Samayoa é acusado de liderar uma organização de tráfico de drogas em larga escala

Transparência

Investigação mira ex-prefeito que teria recebido diárias em dobro da Assomasul e do município

De acordo com o inquérito, denúncia levanta suspeita de que o ex-prefeito teria recebido o dobro das diárias

Polícia

Policial atira em pneu de carro e impede motorista de atropelar vítimas na Antônio Maria Coelho

Segundo uma das vítimas, ele e o autor tiveram uma discussão momentos antes da tentativa de atropelamento