ANTT pode reduzir valor dos pedágios na BR-163 em Mato Grosso do Sul
ANTT pediu 30 dias para propor novos estudos
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ANTT pediu 30 dias para propor novos estudos
A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) pode reduzir o valor dos pedágios na BR-163 em Mato Grosso do Sul. A Agência pediu prazo de 30 dias para apresentar novos estudos. O valor vai de R$ 4,70 a R$ 7,20 nas nove praças de pedágio instaladas dentro do Estado.
O acordo foi fechado em reunião nesta quinta-feira (1) entre o presidente da ANTT, Jorge Bastos, e o coordenador da bancada federal, senador Waldemir Moka (PMDB). Moka entregou ao dirigente documento em que senadores e deputados federais do Estado expõem as dificuldades dos usuários em relação às tarifas cobradas, “bem acima do anunciado na assinatura do contrato”. No início da privatização, o prometido era que o pedágio ia ter valor mínimo de R$ 4,38.
Entre os estudos que serão feitos pela ANTT, está o que prevê a possibilidade de conceder tarifas diferenciadas, ou mesmo isenção aos usuários de centros que, justificadamente, tenham que se deslocar com frequência por conta de trabalho e estudo.
São citados como exemplos a situação dos moradores de Anhanduí, entre Campo Grande e Rio Brilhante, e de Rio Verde do Mato Grosso, norte do Estado. Todos pagando tarifas de 100 km, diariamente, por percursos menores.
O líder da bancada explicou que a adoção de tarifas diferenciadas aliviaria o peso da tarifa na atividade diária de grande número de usuários da estrada. “Isso tem sido feito em outros Estados e é o que deve ser aplicado em Mato Grosso do Sul”, afirmou o senador.
Dirigentes da ANTT consideraram a proposta viável e prometem encaminhá-la à empresa concessionária para que as negociações sejam abertas. “É um ponto factível”, disse o presidente da Agência.
Outro assunto que será abordado nas negociações com a concessionária é isenção por eixo levantado a veículo de carga, que passou a vigorar em 2015 com a Lei do Caminhoneiro. A ANNT explicou que será feito levantamento para avaliar a proposta.
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