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Cotidiano

ANTT determina oito travessias no macroanel com duplicação da BR-163

A Prefeitura ainda pede intervenções em mais dois pontos
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A Prefeitura ainda pede intervenções em mais dois pontos

A Agência Nacional de Transporte e Terrestre (ANTT) atendeu o pedido da Prefeitura de Campo Grande e determinou a criação de pelo menos oito intervenções viárias, necessárias para garantir a travessia ao longo dos 30 quilômetros do rodoviário, após a duplicação da .

Estudos técnicos feitos pelo Instituto Municipal de Planejamento (Planurb), que sustentam a necessidade de obras de travessia, sejam mergulhões, viadutos, novas alças de acesso ou mesmo passarelas, servirão como base para a definições dos pontos de acesso. 

No projeto preliminar de duplicação do macroanel, a CCR MS Via previa apenas quatro pontos de travessia na zona urbana. Avaliando o risco de isolamento de bairros na saída para Três Lagoas, que concentram 150 mil habitantes, destacados em reportagem do Jornal Midiamax, a Prefeitura entrou com pedido de pelo menos 10 pontos. Ao final da discussão, oito pontos foram assegurados pela ANTT.

A reunião desta quarta-feira teve a participação de 20 prefeitos das cidades impactadas com a duplicação da BR-163; do presidente da Câmara de Campo Grande, Mário Cesar (PMDB); de integrantes da bancada federal e do secretário-executivo do Ministério dos Transportes, Edson Giroto, além do presidente da concessionária, Mauricio Negrão. 

Diante da conquista das novas travessias, o Prefeito Gilmar Olarte destaca que o importante agora é elaborar estudos e projetos com detalhamento sobre o fluxo atual e a demanda potencial de crescimento do tráfego nos próximos anos em cada um dos 10 trechos onde o município propõe travessias.

Indefinido

O diretor do Planurb, Marcos Cristaldo, acredita que os estudos técnicos mais detalhados vão convencer a ANTT e a própria concessionária sobre a necessidade de duas intervenções sobre as quais a concessionária ainda resiste: a necessidade de uma travessia (mergulhão ou viaduto) na altura da confluência com a Avenida Ana Rosa Castilho e a abertura de uma pista marginal ao longo de todo o trajeto do macroanel. A CCR Via MS, aceita abrir um trecho de 5 quilômetros, entre o o viaduto sobre a BR-262 e a entrada do campus da Uniderp.

A intervenção viária na Avenida Ana Rosa Casitlho,via de ligação com a Avenida Cônsul Assaf Trad, se justificaria, segundo a Planurb, porque esta rua servirá de acesso a uma região na margem direita do anel, no sentido , onde hoje há um vazio urbano, mas estão encaminhados pelo menos 120 pedidos de GDU para novos empreendimentos. “Sem esta intervenção, a travessia mais próxima ficará a 5 quilômetros dali”, observa, Cristaldo. 

Intervenções confirmadas

Entre as intervenções não contempladas na primeira versão do projeto e que passaram a ser abrangidas no planejamento das obras, estão a construção de um mergulhão ou viaduto no acesso ao campus da Uniderp Agrárias; um mergulhão em frente ao Shopping dos Ipês (o tráfego urbano será feito por cima); viaduto para garantir acesso ao braço norte do anel que está em construção (entre as saídas de Rochedo e Cuiabá); alças de acessos as Moreninhas na altura do Polo Empresarial Vilmar Lewandowski; à Rua Darwin Dolabani, região do Jardim Itamaracá, onde há grande concentração de oficinas às margens do macroanel; e na entrada para o Aeroporto Santa Maria. Outras intervenções previstas serão na rotatória localizada no final do anel da saída para , no acesso a MS-040 e no viaduto sobre a confluência com a BR-262.

 

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