Agentes penitenciários se reúnem com governo de olho em 15% de reajuste

Servidores querem reposição da inflação mais ganho real

Ouvir Notícia Pausar Notícia
Compartilhar

Servidores querem reposição da inflação mais ganho real

Representantes da comissão criada pelo governo estadual para negociar reajuste com servidores, passa o dia reunido com diversas categorias. Enquanto o secretário de governo, Eduardo Riedel, conversa com servidores da saúde, agentes penitenciários aguardam de olho em um reajuste entre 15% e 16%.

“O reajuste junto com o ganho real é uma valorização do servidor”, afirma o presidente do Sinsap/MS (Sindicato dos Servidores da Administração Penitenciária de Mato Grosso do Sul), André Luiz Santiago.

A pedida dos agentes é da reposição da inflação mais 8% de real. Santiago afirma que a somatória dos índices deve acarretar em um aumento na casa dos 15% ou 16%.

Segundo o Sinsap/MS, eles recebem 40% menos que demais categorias da segurança pública do Estado e acumulam uma perda salarial de aproximadamente R$ 10 mil entre os anos de 2004 a 2014.

Com pouco mais de 1,4 mil servidores para cuidar de mais de 14,3 mil detentos em todo o Estado, Santiago afirma que a categoria trabalha com um déficit de cerca de 10 mil funcionários.

O sindicalista aponta ainda que os agentes trabalham ‘sobrecarregados’ e que estão em assembléia permanente. Após o encontro com o governo a categoria vai sentar para definir as próximas ações. “O sistema prisional está precário e abandonado durante os anos anteriores”, finaliza Santiago. 

Conteúdos relacionados