Pular para o conteúdo
Cotidiano

Afastada da área urbana, problemas de escola rural ficam sem solução

Em dias de chuva, alunos fazem refeições em sala de aula
Arquivo -

Em dias de chuva, alunos fazem refeições em sala de aula

Faça chuva, ou, sol, a situação permanece difícil para os alunos que estudam na Escola Municipal Leovegildo de Melo, localizada no km 309 da BR-262, na Fazenda São Miguel, na zona rural de . Conforme relatos, sem estrutura para atender em período integral, os estudantes são obrigados a praticar aulas de Educação Física debaixo do sol e nos dias chuvosos, precisam comer nas salas de aula para escaparem da chuva. Longe do centro urbano, os problemas são informados, mas continuam sem solução.

Segundo o agricultor rural, Raul Nunes Malheiros, de 39 anos, pai de dois adolescentes de 11 e 15 anos, que estudam no local, a escola atende alunos que vivem no Assentamento Estrela, que é dividido entre Campo Grande, onde moram 57 famílias e , onde residem outras 197.

“A escola atende em período integral, mas não tem estrutura para isso. Os alunos fazem educação física debaixo do sol quente e quando chove têm de comer nas salas de aula porque o refeitório fica todo molhado”, relata.

Ainda de acordo com as informações, além dos problemas estruturais da escola, outro fator que preocupa os pais é o ônibus escolar. “É lotado, muitas crianças fazem o trajeto em pé sem nenhuma segurança”, frisa.

Malheiros afirma que os problemas foram informados à Semed (Secretaria Municipal de Educação), que por sua vez, teria dito que as situações devem ser solucionadas pela Prefeitura de Jaraguari, distante 47 quilômetros da Capital.

“Um diz que o problema é do outro e ninguém resolve nada. São parcerias que fazem nossas crianças ficarem sofrendo”, lamenta o agricultor.

A equipe de reportagem do Jornal Midiamax entrou em contato com a assessoria de comunicação da Prefeitura de Campo Grande e foi informada de que as situações denunciadas estão sendo averiguadas.

O prefeito de Jaraguari, Vagner Gomes Vilela (PDT), também foi acionado pela equipe de reportagem, no entanto, não atendeu à ligação.

Extensão do problema –

A Escola Municipal Leovegildo de Melo, conta com oito extensões de ensino nas proximidades da Capital. Nessa segunda-feira (16), o Jornal Midiamax publicou uma matéria sobre problemas ocorridos em uma das unidades, a Escola Municipal Jacinto Matias Freire, localizada na MS-040.

No local, as reclamações vão desde falta de água gelada e ventilação, provocados pela queima do transformador que distribuía a energia elétrica para a escola, à escassez de alimentos e ao convívio com morcegos, que teriam se instalado nos forros das salas de aula.

Em resposta à reportagem publicada na segunda-feira, a assessoria de comunicação da Semed, por meio da Prefeitura de Campo Grande, disse que a troca do transformador foi solicitada e que uma equipe do CCZ (Centro de Controle de Zoonoses) foi acionada para verificar a presença de morcegos no local.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Homem invade casa, faz quebra-quebra, agride morador e tenta fugir a pé

Homem morre ao ser puxado por máquina de ressonância magnética nos EUA

Cruzeiro vence Juventude por 4 a 0 e continua na liderança isolada do Brasileirão

Sem ganhar há oito jogos, Vitória vence o Bragantino e escapa da zona do rebaixamento

Notícias mais lidas agora

Motociclista que morreu em acidente na Av. Ceará estava acompanhado do filho

VÍDEO: Morador mostra aglomeração de curiosos durante perseguição no Tiradentes

Após sanção dos EUA a Moraes e ‘aliados’, expectativa é por voto de Fux

Em perseguição policial, motorista sem CNH atropela e mata gato no Bairro Tiradentes

Últimas Notícias

Brasil

Jovem que comeu bolinho de mandioca supostamente envenenado morre em São Bernardo do Campo

Padrasto do rapaz está preso apontado como principal suspeito pelo crime

Polícia

Usuário de drogas sofre facada na cabeça após encomendar pedras de crack fiado

Autor foi até à casa e perseguiu a vítima; o corte foi de 7 cm de profundida

MidiaMAIS

Preta Gil morre aos 50 anos após tratamento contra o câncer

Filha de Gilberto Gil, cantora, empresária e apresentadora deixou legado contra o racismo

Esportes

Em jogo movimentado com 5 gols, Palmeiras vence Atlético Mineiro por 3 a 2

Com a vitória, ‘Verdão’ entrou no G4 do Campeonato Brasileiro