Porcentagem na Capital representa 57 das escolas e no interior 146

A dos professores da rede estadual de ensino paralisou em média 66,1% das escolas em e 53,8% no interior, no dia de maior adesão. De acordo com dados divulgados pela SED (Secretaria do Estado de Educação), o dia em que a categoria mais se mobilizou na Capital foi na segunda-feira (1º de junho) e no interior no dia 28 de maio.

Ainda de acordo com dados divulgados pelo Governo do Estado, a porcentagem na Capital representa 57 das instituições de ensino e no interior 146. Com base nos dados, 125 escolas permaneceram abertas nos demais municípios e 23 na Capital. A SED fez o detalhamento dos dias e contabilizou de 28 de maio a 3 de junho (hoje), a média de paralisação nos dias foi de 64,1% em Campo Grande e 42,1% no interior.

O dia em que menos adesão no interior foi nesta quarta-feira, com apenas 105 escolas fechadas e na Capital o dia 29 de maio com 55. A SED contabilizou também as escolas em funcionamento parcial oscilou entre 13,3% e 9,9% no interior e 7,4 e 8,4% na Capital Sul-Mato-Grossense. A média de paralisação foi de 64,1% em Campo Grande e 53,8% no interior.

Possivelmente na segunda-feira (8) os professores devem retornar plenamente nas salas de aula do Estado. Será realizada nesta quarta-feira, às 18h, uma assembleia geral na sede da  (Federação dos Trabalhadores em Educação) para a categoria decidir se aceita ou não a proposta de conciliação feita pelo TJMS (Tribunal de Justiça do Estado de Mato Grosso do Sul). Cerca de 60% dos sindicatos de professores da rede estadual nos municípios concordaram com o fim da greve da categoria, que começou na quarta-feira passada (27).