Eleição para Conselho Tutelar foi pouco divulgada

A lista com os nomes dos 15 novos conselheiros tutelares que venceram a eleição nesse domingo (4), foi divulgada na manhã desta segunda-feira (5). Conforme a presidente do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Dalva Cisi, a apuração terminou a zero hora de hoje. Durante a votação, foram registradas denúncias de boca de urna e compra de voto. Além disso, um urna que ficou aberta, foi anulada.

De acordo com a presidente do CMDCA, o coordenador esqueceu de colocar o lacre da urna, com aproximadamente 700 votos, na Escola Municipal Professor Aldo de Queiroz, na Vila Cidade Morena. “Ele fechou, mas não lacrou, esqueceu”, afirma.

Apesar de uma das urnas terem sido deixadas abertas, a eleição não será anulada. “Quem decide isso é o Ministério Público Estadual. Os votos foram anulados, então não interfere no resultado da votação”, explica.

Quanto às denúncias de boca de urna e compra de voto, Dalva afirma que as informações não foram comprovadas. “Falaram o que acontece em todas as eleições. Não tivemos nenhuma prova concreta. Precisamos que as pessoas denunciem na 46ª Vara do Ministério Público Estadual e que façam isso com provas. Só falar não adianta. Em todos os casos que recebemos ontem encaminhado a Guarda Civil Municipal, mas nada foi comprovado”, justifica.

A votação teve início às 8 horas de ontem e terminou às 17 horas, nas 30 escolas da Reme (Rede Municipal de Educação). A presidente do CMDCA ressalta que havia guardas civis municipais em cada um dos locais de votação e que a eleição foi fiscalizada por três promotores de justiça.

Ao todo foram computados 9.914 votos válidos. Os 15 conselheiros tutelares receberão pouco mais de R$ 2.500, além de gratificações. Os candidatos eleitos passarão por curso de formação e serão nomeados em 10 de janeiro de 2016.

Conselheiros eleitos:

Liana Maksoud 1092 votos; Miriam Falcão 925; Carol Kalache 578; Tatiane Lima 549; Gionvana 483; Janayne Pereira 461; Marta Vanuza 458; Sandra 451; Nilzaq Ortiz 418; Adriano Vargas 385; Cristiane Fróes 357; Cassandra Szuberski 348; Aliny 340; Benedito 320 e Marcelo Marques 310.