#CGR115: Está atrás de peças baratas? Bairro Guanandi reúne mais de 10 ferros-velhos
Quando se procura peças usadas por um preço até 50% mais barato, os ferros-velhos são logo lembrados. Uma região que concentra grande número de estabelecimentos deste seguimento é a do Bairro Guanandi, em Campo Grande, onde podem ser encontrados mais de 10. Segundo a maioria dos atuais proprietários, a formação desse polo de mercado se […]
Arquivo –
Notícias mais buscadas agora. Saiba mais
Quando se procura peças usadas por um preço até 50% mais barato, os ferros-velhos são logo lembrados. Uma região que concentra grande número de estabelecimentos deste seguimento é a do Bairro Guanandi, em Campo Grande, onde podem ser encontrados mais de 10.
Segundo a maioria dos atuais proprietários, a formação desse polo de mercado se deu através dos ex-funcionários de um pioneiro, há cerca de 20 anos, conhecido como “Toninho”, isto é, muitos trabalharam para ele e depois abriram seu próprio comércio. Atualmente, o Ferro-Velho do Toninho (já falecido) não existe mais, porém, seus discípulos estão a todo vapor na região.
De acordo com empresário Alberto Garcia Rocha, dono de ferro-velho no Guanandi há 17 anos, os funcionários fizeram uma espécie de curso profissionalizante com os pioneiros. “Eles aprendem como funciona no dia a dia e depois saem para abrir seu próprio negócio”, ressalta.
Apesar de haver bastante concorrência, Rocha afirma que isso é benéfico, pois os empresários da região se ajudam. “Aqui um indica o outro para o cliente quando não temos uma peça”, frisa. Entre as principais vantagens para seus clientes, segundo o comerciante, está qualidade do produto e o preço baixo. “Uma peça de ferro-velho é original. Por isso, é muito melhor do que um produto novo e paralelo ou de uma peça recondicionada”, acentua.
Nesse sentido, o empresário Claudiney Correa Mendes, há 36 anos no ramo de peças usadas, lembra que a concentração de ferros-velhos é boa tanto para quem vende como para quem compra. Ele afirma que além dos compradores particulares de peças, há muitos mecânicos que o procuram.
O mecânico Hélio Canhete Oliveira diz que frequenta o núcleo do Guanandi desde o início de sua formação e, antes disso, já comprava peças usadas há pelo menos 30 anos. Oliveira diz que as peças mais procuradas em ferros-velhos são motores e caixas de câmbio, em virtude da maior incidência de problemas e ao alto preço encontrado nas concessionárias.
Assim, para o motoboy Oséias Afonso, de 39 anos, comprar peças no ferro-velho é sempre um bom negócio, porém, é preciso pesquisar. Por isso, para ele o polo de mercado do Guanandi é muito vantajoso para o consumidor. “Sempre compro estepes e rodas por aqui. Quando não acho em um lugar vou ao vizinho”, ressalta.
#CGR115: Aniversário de Campo Grande
Em comemoração do aniversário de 115 anos de Campo Grande, o jornal Midiamax realizou uma série de reportagens sobre as vias e regiões que concentram diferentes nichos de mercado existentes na Capital. Acompanhe na próxima quinta-feira (14) a reportagem sobre o nicho de mercado encontrado no entorno da Santa Casa.
Notícias mais lidas agora
- Polícia investiga ‘peça-chave’ e Name por calúnia contra delegado durante Omertà
- Ex-superintendente da Cultura teria sido morto após se negar a dar R$ 200 para adolescente
- Suspeito flagrado com Jeep de ex-superintendente nega envolvimento com assassinato
- Ex-superintendente de Cultura é assassinado a pauladas e facadas no São Francisco em Campo Grande
Últimas Notícias
Projetos ‘chaves’ para 2025, reforma administrativa e LOA foram aprovadas pelos vereadores durante a semana
Vereadores de Campo Grande aprovaram orçamento de R$ 6,8 bilhões para próximo ano
Mulher é transferida para a Santa Casa de Campo Grande após ser agredida com golpes de facão no interior
Caso é investigado como tentativa de feminicídio na tarde desse sábado (14)
Um ano após assassinato de Cícero no Natal em Campo Grande, suspeita ainda não foi localizada
Crime ainda não teve respostas e MP deu prazo até final deste mês para investigação da polícia
Newsletter
Inscreva-se e receba em primeira mão os principais conteúdos do Brasil e do mundo.