Pancadas de devem atingir as regiões Sul e Sudeste do país nesta segunda-feira (16). O meteorologista Luiz Souza, do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe), explicou que a faixa litorânea será a mais atingida.

“O tempo fica bastante úmido do litoral norte do Rio Grande do Sul, zona leste e litoral de Santa Catarina e litoral do Paraná até o litoral norte do Rio de Janeiro. Há condições de chuvas isoladas e intermitentes”, afirmou Souza.

A capital paulista também terá chuva no começo desta semana. “A cidade de São Paulo deve ter a segunda-feira com chuva por causa da umidade que os ventos trazem do mar. O tempo ficará fechado na região”, disse.

Sudeste

No extremo oeste de Minas Gerais, a previsão é de sol com variação de nuvens e possibilidade de pancadas à tarde. No norte de Minas e do Espírito Santo, sol com variação de nuvens e pancadas de chuva à tarde.

“Podem ocorrer pancadas fortes no norte de Minas Gerais. No Rio de Janeiro e na Região Serrana, o tempo deve ficar instável, nublado e com chuva fraca”, afirmou Souza.

No extremo leste do Rio de Janeiro e em São Paulo, incluindo a capital paulista, a previsão é de chuva. No Triângulo Mineiro e centro-oeste de São Paulo, a previsão é de sol e variação de nuvens. Nas demais áreas da região, a previsão é de tempo nublado com possibilidade de chuva.

Sul

No centro-oeste do Paraná, Santa Catarina e norte e sudeste do Rio Grande do Sul, segundo o Inpe, a previsão é de sol com variação de nuvens. O tempo fica nublado, com grande chance de chuva na faixa litorânea.

O meteorologista alerta sobre a ocorrência de ventos fortes. “No Sul, o mar pode ficar um pouco agitado por causa do vento forte”, afirmou.

Centro-Oeste

A previsão é de nebulosidade variada e pancadas de chuva no nordeste de Mato Grosso, e Distrito Federal. Nas outras áreas de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, a previsão é de sol entre nuvens.

“Devem ocorrer pancadas fortes no norte de Goiás, no Distrito Federal e nordeste de Mato Grosso. No noroeste de Mato Grosso, há uma variação de nebulosidade”, disse Souza.

Nordeste

Pancadas de chuva forte também estão previstas para grande parte do Nordeste do país, de acordo com Souza. Do sul do Piauí ao noroeste e centro-oeste da Bahia, a previsão é de tempo nublado com possibilidade de chuva.

“Entre Sergipe e Rio Grande do Norte, além de , Maranhão e Piauí e na parte oeste da Bahia pode chover forte, com pancadas de chuva localizadas”, afirmou Souza.

No sul da Bahia, a segunda-feira começa com sol entre nuvens, mas podem ocorrer pancadas à tarde. Nas outras áreas, a previsão é de sol com variação de nuvens e pancadas de chuva.

Norte

A região Norte deve ter tempo nublado e com pancadas de chuva, com exceção dos estados do Acre e de Rondônia. Em toda a região, haverá chance de pancadas fortes de chuva e, em alguns pontos, poderá ocorrer acumulado de chuva significativo.

No sudoeste do Amazonas e no norte de Rondônia, a previsão é de sol entre nuvens. No sudeste de Tocantins, há possibilidade de pancadas de chuva forte no período da tarde.