Na tarde deste sábado (22), moradores do Nova Serrana, em Campo Grande, se reuniram para discutir a mudança no projeto de pavimentação naquele bairro, já que as obras estão sendo executadas primeiro no bairro vizinho

Na tarde deste sábado (22), moradores do Nova Serrana, em Campo Grande, se reuniram para discutir a mudança no projeto de pavimentação naquele bairro, já que as obras estão sendo executadas primeiro no bairro vizinho.

“Na teoria, quer dizer, no papel, estão divulgando que o asfalto é no Nova Serrana, mas na verdade a obra está indo para a vila vizinha, o Serra Vile”, reclamou Marcelo Medeiros, autônomo, de 33 anos, que há 9 mora na região.

A comunidade mostrou panfletos (com a foto do outdoor) com os seguintes dizeres: “Pavimentação e drenagem em bairros, Loteamento Nova Serrana- Lote 3. Corredor de Transporte Coletivo”. Divulgação essa que deixou os moradores muito felizes. Mas a obra, o asfalto, que começou a ser realizada a aproximadamente duas semanas, na rua Cotiporã, fica em outra parte, no Serra Vile.

O engenheiro da obra, segundo os moradores, confirmou que o asfalto não vai ocorrer no Nova Serrana. “Sempre disseram que a prioridade é asfaltar a rua do ônibus. Mas até isso eles estão mudando, a linha dos ônibus 519 e 520 para outro trajeto”, relatou Gilson Dias, comerciante, de 34 anos.

Uma das moradoras mais antigas do Nova Serrana critica que não houve nenhuma comunicação oficial sobre a alteração. “Queremos saber por que não estão asfaltando nosso bairro, se o projeto é esse. Vamos cobrar primeiramente, de forma pacífica, explicações das autoridades. Mas se não tivermos respostas, pretendemos parar os maquinários e impedir os trabalhos no Serra Vile, desabafou Zurma Pereira Prates.

Entenda a reclamação

Com cópias de publicações em mãos, os populares mostram que o asfalto deve ser realizado no Serra Vile e não mais no Nova Serrana, como constava no projeto.

De acordo com Thiago Viana, músico e presidente do bairro Nova Serrana, os moradores foram convidados para participar de uma reunião, na prefeitura, no dia 6 de setembro. “Mas quando chegamos, às 8hs, já encerreram o encontro, e ninguém falou com a gente. Foi um tipo de boicote, porque sabiam que a gente ia reclamar”, disse.

Thiago conta ainda que possui cópias de ofícios sobre o asfalto e que busca caminhos para um diálogo do município e comunidade. “A emenda é do vereador Vanderley Cabeludo, a que determina o asfalto no Nova Serrana. Precisamos saber o que houve e se for preciso, vamos procurar a Promotoria Pública também”.

Campinho do bairro

Outra reclamação dos moradores é em relação ao campinho de futebol do bairro, que foi capinado, limpo e recebeu cuidados da própria comunidade. “Quando começaram as obras de pavimentação na região, jogaram tudo aqui, as manilhas de concreto e a areia. Essa era uma das únicas opções de lazer da criançada. E agora, como vão brincar?”, questionou o presidente do bairro.

No mesmo local (campinho) mais uma crítica citada é sobre duas grandes bocas-de lobo, que ficaram abertas e oferecem riscos principalmente às crianças. “Além disso, junta um monte de coisa, lixo e água parada”, lembrou Gilson Dias.