Pular para o conteúdo
Cotidiano

Sem chuva há quatro meses, Norte de MS amarga prejuízos com incêndios

A região norte de Mato Grosso do Sul, em especial os municípios de Coxim e Alcinópolis, estão com prejuízos materiais incalculáveis devido à falta de chuvas, que ultrapassam 120 dias. Com a seca, os incêndios devoram a vegetação de fazendas quase que inteiras, inclusive com a queima de imóveis. Um dos incêndios considerados de maior proporção […]
Arquivo -

A região norte de Mato Grosso do Sul, em especial os municípios de e , estão com prejuízos materiais incalculáveis devido à falta de chuvas, que ultrapassam 120 dias. Com a seca, os incêndios devoram a vegetação de fazendas quase que inteiras, inclusive com a queima de imóveis.

Um dos incêndios considerados de maior proporção neste período de estiagem, até a data de hoje, começou no dia 21, na fazenda Taquarizinho, que fica a 51 km da sede do município de Alcinópolis. A propriedade fica dentro da Reserva Estadual Nascente do Rio Taquari e o incêndio já consumiu áreas de pastagem, gado, imóveis e lavouras.

O prejuízo ainda não pode ser contabilizado porque a situação está fora do controle dos militares do Corpo de Bombeiros que trabalham no local, voluntários, funcionários da fazenda e ainda brigadistas de incêndio.

Kenio Batista Nogueira, engenheiro agrônomo da secretaria municipal de Desenvolvimento, Agricultura, Pecuária, Turismo e Meio Ambiente de Alcinópolis; esteve no local do incêndio da Fazenda Taquarizinho. Ele relata que o trabalho de combate está bastante difícil, inclusive em relação ao acesso, pois o solo da região é bastante arenoso e de morrarias.

A assessoria de imprensa do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul revela que a região norte tem apresentado inúmeros focos e incêndios. Sobre o fogo na fazenda Taquarizinho, a informação é de que foram enviados seis militares de Campo Grande para coordenar os trabalhos de voluntários, brigadistas da cidade, com reforço de brigadistas de goiás e Mato Grosso, que estão no local.

Em Coxim a situação é considerada crítica também pelos inúmeros focos de incêndio. O comandante do Corpo de Bombeiros na cidade, capitão Dupin ainda aponta um outro agravante: a cidade é cortada por dois grandes rios, o Coxim e o Taquari. Os leitos são procurados diariamente por banhistas que acabam correndo risco de afogamento. Inclusive, desde ontem a tarde mergulhadores trabalham para localizar um menino de 12 anos que se afogou no Taquari.

Previsão

A tão esperada chuva não deve cair, pelo menos nesta sexta-feira, na região norte do Estado. A previsão para amanhã é de termômetros marca de 35° e a umidade relativa do ar deve ficar em 20%, segundo previsão da meteorologista Cátia Braga.

 

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Terremoto de magnitude 7,3 atinge Estados Unidos e gera alerta de tsunami

Homem é sequestrado, espancado e abandonado sem roupas na BR- 262 em Campo Grande

Palmeiras empata com Mirassol e não vence há 3 jogos no Brasileirão

‘Tem que ser tratado com diplomacia’, diz Zé Teixeira sobre suspensão de carne para os EUA

Notícias mais lidas agora

carne frigorifico

Após MS suspender exportação de carne para os EUA, sindicato prevê normalização do mercado em poucos dias

relatoria tereza nelsinho

Nelsinho e Tereza confirmam ida aos EUA para pedir novo prazo do tarifaço de Trump

Vanildo e Fabiana, transplante de rins

Dez anos após transplante de rim, Vanildo celebra a vida ao lado de doadora do órgão

Liderada por Kerolin, seleção goleia Bolívia na Copa América

Últimas Notícias

Polícia

Idoso tem Pampa amarela sem gasolina furtada de quintal em Coxim

Carro estava com o tanque vazio e com a documentação atrasada

Esportes

Neymar decide e Santos derrota Flamengo na Vila Belmiro

Camisa 10 marca o gol da vitória em jogo transmitido pela Nacional

Polícia

Executado na fronteira de MS seria ex-presidiário e foi morto na frente da família

O homem de 43 anos foi atingido por vários disparos de pistola

Conteúdo de Marca

Altcoins dispararam com nova máxima do Bitcoin e o tarifaço de 50% do Trump

O mercado de criptomoedas viveu uma manhã elétrica em 10 de julho de 2025. Enquanto o presidente Donald Trump divulgava cartas com uma sobretaxa de 50% sobre produtos brasileiros, o Bitcoin (BTC) cravava um novo topo em 112 mil de dólares e levava a capitalização do setor a 3,46 trilhão de dólares, alta diária de … Continued