Cerca de 40 bairros de Dourados estão sem água. De acordo com o supervisor de operação da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), José Wilson Ferreira de Lira, o desabastecimento é resultado de um rompimento na adutora. Isto porque, segundo ele, uma máquina de uma empreiteira da prefeitura que fazia obras na rede de galeria pluvial, atingiu a adutora da região do Jardim Guanabara durante escavação. Foram arrancadas duas barras de ferro fundido, ambas de 500 milímetros; prejuízo de R$ 40 mil para a empresa e mais de 12,5 mil residências desabastecidas.
O acidente aconteceu por volta das 16h30 desta sexta-feira e de acordo com a previsão do supervisor a expectativa é de reparar o vazamento até a meia noite. Mesmo assim, o abastecimento nas residências deve demorar entre 48h e 72h depois dos reparos. Isto porque, segundo José Wilson, em virtude do vazamento os reservatórios secaram. “Vai custar um tempo para que a água ocupe as redes e chegue nas casas”, explica.
Os bairros de maior abrangência da falta da água são: Jardim Santa Maria, Parque das nações I e II, Canaã I e II, Joquei Clube, jardim Pantanal, Jardim Márcia e adjacencias.
No início da semana rompimento de trecho da rede da Estação de Tratamento de Água (ETA), causou desabastecimento em 70% da cidade de Dourados. A Sanesul emitiu nota oficial na ápoca alertando que o abastecimento voltaria ao normal até quarta-feira, o que ocorreu. Na ocasião apenas a região do BNH 4º Plano ficaria livre do desabastecimento porque a água é fornecida por poços artesianos.
A Sanesul explicou que o rompimento da adutora aconteceu na altura da BR-163, e foi causado por uma das máquinas que fazem o trabalho de duplicação da pista.
Nesse mesmo local, em julho do ano passado, houve rompimento pelo mesmo motivo, que deixou maior parte da cidade sem abastecimento. Alguns bairros ficaram até três dias sem água.
No ano passado, o serviço ficou mais complicado porque a máquina bateu e quebrou a tubulação, além disso, chovia muito, que dificultou o acesso dos trabalhadores no local por causa da lama.
“O que aconteceu foi lamentável, pois o rompimento do fornecimento da água está causando transtornos para a população, esperamos concluir o serviço o mais rápido possível”, acrescentou Odilon Azambuja, gerente da Sanesul. Dourados possui 52 mil residências ligadas à rede de abastecimento de água, des-tas, 70% são abastecidas pelo Rio Dourados.