Pular para o conteúdo
Sérgio Cruz - O dia na história

1954 – Suicídio de Getúlio Vargas

Getúlio Vargas foi eleito em 1950
Opinião -
Getúlio Vargas cercado de correligionários. Foto: Arquivo Nacional.

Com um tiro no peito, matou-se no Rio, em 24 de agosto de 1954, o presidente Getúlio Vargas, eleito em 1950. Pressionado a renunciar por militares e oposição civil, liderada por Carlos Lacerda, prefere a medida extrema contra a própria vida.

A repercussão de sua morte no Estado de Mato Grosso é maior na região da grande , onde implantara o Colônia Agrícola Nacional de Dourados, então, tido como o maior projeto de reforma agrária do Brasil. Como presidente, na ditadura, extinguiu o monopólio da Mate Larangeira no Sul de Mato Grosso e criou o Território Federal de Ponta Porã, ainda abrangendo a região meridional do Estado, mais precisamente os municípios de Porto Murtinho, Bela Vista, Dourados, Miranda, e Maracaju, com capital em Ponta Porã.

Junto ao corpo de Vargas foi encontrada a seguinte

Carta-testamento:

“Mais uma vez as forças e os interesses contra o povo coordenaram-se e se desencadeiam sobre mim. Não me acusam, insultam; não me combatem, caluniam; e não me dão o direito de defesa. Precisam sufocar a minha voz e impedir a minha ação, para que eu não continue a defender, como sempre defendi, o povo e principalmente os humildes. Sigo o destino que me é imposto.

Depois de decênios de domínio e espoliação dos grupos econômicos e financeiros internacionais, fiz-me chefe de uma revolução e venci. Iniciei o trabalho de libertação e instaurei o regime de liberdade social. Tive de renunciar. Voltei ao governo nos braços do povo. A campanha subterrânea dos grupos internacionais aliou-se à dos grupos nacionais revoltados contra o regime de garantia do trabalho. A lei de lucros extraordinários foi detida no Congresso. Contra a Justiça da revisão do salário mínimo se desencadearam os ódios. Quis criar a liberdade nacional na potencialização das nossas riquezas através da , mal começa esta a funcionar a onda de agitação se avoluma.

A Eletrobrás foi obstaculada até o desespero. Não querem que o povo seja independente. Assumi o governo dentro da espiral inflacionária que destruía os valores do trabalho. Os lucros das empresas estrangeiras alcançavam até 500% ao ano. Nas declarações de valores do que importávamos existiam fraudes constatadas de mais de 100 milhões de dólares por ano. Veio a crise do café, valorizou-se nosso principal produto. Tentamos defender seu preço e a resposta foi uma violenta pressão sobre a nossa economia a ponto de sermos obrigados a ceder. Tenho lutado mês a mês, dia a dia, hora a hora, resistindo a uma pressão constante, incessante, tudo suportando em silêncio, tudo esquecendo e renunciando a mim mesmo, para defender o povo que agora se queda desamparado.

Nada mais vos posso dar a não ser o meu sangue. Se as aves de rapina querem o sangue de alguém, querem continuar sugando o povo brasileiro, eu ofereço em holocausto a minha vida. Escolho este meio de estar sempre convosco. Quando vos humilharem, sentireis minha alma sofrendo ao vosso lado. Quando a fome bater à vossa porta, sentireis em vosso peito a energia para a luta por vós e vossos filhos. Quando vos vilipendiarem, sentireis no meu pensamento a força para a reação. Meu sacrifício vos manterá unidos e meu nome será a vossa bandeira de luta.

Cada gota de meu sangue será uma chama imortal na vossa consciência e manterá a vibração sagrada para a resistência. Ao ódio respondo com perdão. E aos que pensam que me derrotam respondo com a minha vitória. Era escravo do povo e hoje me liberto para a vida eterna. Mas esse povo, de quem fui escravo, não mais será escravo de ninguém. Meu sacrifício ficará para sempre em sua alma e meu sangue terá o preço do seu resgate. Lutei contra a espoliação do Brasil.

Lutei contra a espoliação do povo. Tenho lutado de peito aberto. O ódio, as infâmias, a calúnia não abateram meu ânimo. Eu vos dei a minha vida. Agora ofereço a minha morte. Nada receio. Serenamente dou o primeiro passo no caminho da eternidade e saio da vida para entrar na história“.

NOVIDADE!

JÁ ESTÁ À VENDA O NOVO LIVRO DO SERGIO CRUZ. A valentia dos maragatos na revolução federalista e a saga dos gaúchos na fundação de , estão no livro AS DUAS GUERRAS DE BENTO XAVIER, O MARAGATO. Você não pode perder esta grande aventura de nossa História. CLIQUE AQUI e compre o seu exemplar.

Fale com os jornalistas do MidiaMAIS!

Tem algo legal para compartilhar com a gente? Fale direto com os jornalistas do MidiaMAIS através do WhatsApp.

Mergulhe no universo do entretenimento e da cultura participando do nosso grupo no Facebook: um lugar aberto ao bate-papo, troca de informação, sugestões, enquetes e muito mais. Você também pode acompanhar nossas atualizações no Instagram e no Tiktok.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais
Conjunto do Brasil celebra após apresentação no Mundial de Ginástica Rítmica - (Imagem: Ivan Carvalho/CBG)

Brasileiras brilham e conquistam inédita medalha de prata no Mundial de Ginástica Rítmica

Sorteio da mega-sena neste sábado - (Reprodução, Loterias Caixa)

Mega-Sena 2905: confira os números sorteados neste sábado

rapaz que traiu namorada no palco

‘Extremamente fracassado’, diz rapaz que traiu namorada por R$ 1 mil no show de Nattan em MS

padrastou matou enteada preso

Padrasto que participou do homicídio de enteada de 14 anos é localizado e preso em MS

Notícias mais lidas agora

ônibus consórcio multas

Consórcio Guaicurus usa defesa ‘copiar e colar’ e Justiça mantém multas por atrasos dos ônibus

Cidade dos solteiros? IBGE aponta que um em cada cinco mora sozinho em Campo Grande

baleado

Polícia Civil corrige informação e diz que vítima de atentado no Buriti sobreviveu

flamengo

Em jogo repleto de emoção, Flamengo conquista Intercontinental Sub-20

Últimas Notícias

Esportes

CBF antecipa rodadas do Brasileirão e adia finais da Copa do Brasil para dezembro

Inicialmente, o Brasileirão seria finalizado somente no dia 21 de dezembro

Esportes

Grêmio decepciona sua torcida ao empatar sem gols com o Ceará pelo Brasileirão

O Grêmio perdeu a chance de conquistar a segunda vitória seguida para seguir subindo na tabela do Brasileirão. Mesmo jogando em casa, em sua Arena, em Porto Alegre (RS), não saiu do zero em um duelo direto de meio de tabela, contra o Ceará, na noite deste sábado, decepcionando a torcida. O time gaúcho teve … Continued

Cotidiano

Sortudo de MS acerta 5 números da Mega-Sena e ganha ‘bolada’ sozinho com aposta simples

Confira os detalhes da aposta vencedora da quina na Mega-Sena sorteada neste sábado

Polícia

Mulher registra boletim de ocorrência contra homem que gritou com sua cadela em Campo Grande

Ela foi até a delegacia para dizer que não gostou do fato do homem ter gritado com o animal e não pode passar nervoso