Inaugurada há 65 anos é homologado em 4 de abril de 2014, o tombamento da ponte ferroviária Eurico Gaspar Dutra, sobre o rio Paraguai. “Muito mais do que a porta aberta para o escoamento dos produtos vindos da Bolívia para o Brasil, a ponte Eurico Gaspar Dutra – segundo a jornalista Ana Carolina Monteiro – é a conexão entre o atraso e a civilização, entre os séculos 19 e 20, por cima do rio Paraguai. Assim como toda a história da construção da ponte Eurico Gaspar Dutra, os números relacionados a ela também são impressionantes para uma obra do início do século 20, executada em uma região de difícil acesso”.
A ponte tem 2.000 metros de comprimento, 112 metros de altura no vão central, até 10 metros de largura. Em sua construção foram ocupados cerca de 2.100 operários, que, em quase dez anos de trabalho ininterrupto, manipularam 25,1 mil mil metros cúbicos de concreto armado, com 2.600 toneladas de aço e cerca de 27 quilômetros de estacas variadas.
FONTE: Ana Carolina Monteiro, Correio do Estado, 8 de abril de 2014.
FOTO: Ponte em construção (Museu Ferroviário)
LIVRO GRÁTIS
HISTORIA DA FUNDAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, de Sergio Cruz
Promoção cultural do Midiamax, de incentivo ao conhecimento de nossa História. Um flipbook, totalmente gratuito. Tempo limitado. CLIQUE AQUI e saiba como baixar o seu exemplar.