Iniciada em 1961, no governo do presidente Juscelino Kubitschek, passa a funcionar a primeira unidade geradora da hidrelétrica de Jupiá, a pioneira do complexo energético de Urubupungá, no rio Paraná, em 14 de abril de 1969.
“A construção ao longo de treze anos – atesta Jesus H. Martin – representou a conquista de uma tecnologia integralmente nacional para a edificação de grandes barragens, propiciando ao mesmo tempo a formação de um canteiro industrial. Em virtude de sua localização, distante cerca de 670 quilômetros da capital, foi necessária a construção de um linhão que atravessa todo o Estado. Este linhão transportava a energia gerada até a Grande São Paulo, considerado o maior centro consumidor da América Latina”.¹
Pronto o linhão para Campo Grande, patrocinado pelo governo de São Paulo, nesta mesma data, a energia de Jupiá chega a Campo Grande, “sendo Dourados a próxima a ser atendida, com a inauguração do serviço em 15 de maio de 1970.²
O último dos 14 geradores, entrou em operação em 30 de junho de 1974.
FONTE: ¹Jesus H. Martin, A História de Três Lagoas, edição do autor, Três Lagoas, 2000, página 72, ² Cruz, Sergio, Campo Grande, força e luz, Via Morena, Campo Grande, 2023.
LIVRO GRÁTIS
HISTORIA DA FUNDAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, de Sergio Cruz
Promoção cultural do Midiamax, de incentivo ao conhecimento de nossa História. Um flipbook, totalmente gratuito. Tempo limitado. CLIQUE AQUI e saiba como baixar o seu exemplar.