Às 11 horas da manhã o presidente da República, Marechal Castelo Branco, movimentou o dispositivo elétrico que fez detonar uma carga de dinamite, dando início oficialmente, às obras da Ilha Solteira, principiadas em 1965, com a construção da ensecadeira, que é a obra inicial para a formação da represa, trabalho este que ficou a cargo da firma Camargo Correa S/A, vencedora da concorrência pública feita pela CIBPU, Comissão Interestadual da Bacia Paraná-Uruguai para aquelas obras.
Nessa ocasião o presidente da República fixou as bases do recurso financeiro para o empreendimento em 600 milhões de dólares, provenientes de um consórcio internacional, liderado pelo Banco interamericano de Desenvolvimento, da Aliança para o Progresso (USAID) e de algumas empresas da Alemanha, Itália, Suiça, Espanha e Japão.
A hidrelétrica de Ilha Solteira foi oficialmente acionada em 31 de março de 1970 pelo general-presidente Emílio Garrastazu Medice e concluída em 1978.
A obra gigantesca deu origem a duas cidades: Ilha Solteira, em São Paulo e Selvíria em Mato Grosso do Sul, constituídas por trabalhadores em sua implantação.
FONTE: Enzo Silveira, Urubupungá Jupiá-Ilha Solteir, Gráfica Editora Alvorada, Campo Grande, 2012, página 353.
LIVRO GRÁTIS
HISTORIA DA FUNDAÇÃO DE MATO GROSSO DO SUL, de Sergio Cruz
Promoção cultural dO Midiamax, de incentivo ao conhecimento de nossa História. Um flipbook, totalmente gratuito. Tempo limitado. CLIQUE AQUI e saiba como baixar o seu exemplar.