Projeto do vereador Amando de Oliveira, aprovado pela Câmara Municipal, em 23 de abril de 1912, autoriza o intendente municipal “a conceder à Companhia Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, sem qualquer ônus, os terrenos de que precisar para a construção da estação ferroviária da vila, bem como dos depósitos e armazéns necessários.
Uma proposta que inclui uma preocupação com as novas necessidades geradas pela presença do trem de ferro, que é da circulação satisfatória de pessoas e de produtos em geral que passam então à esfera do transporte ferroviário, o mais ágil do momento e aquele capaz de unir tão grandes distâncias”.
Era intendente geral (prefeito) de Campo Grande, José Santiago, o Juca Tigre, que sancionou a lei a alienou a área à companhia de estrada de ferro.
A ferrovia chegou a Campo Grande em 1914, com a ligação das duas frente de trabalho, iniciadas em Bauru e Porto Esperança.
FONTE: Cleonice Gardin, Campo Grande entre o sagrado e o profano, Editora UFMS, Campo Grande, 1999, página 141.
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