Pular para o conteúdo
Sérgio Cruz - O dia na história

1867 – Governo paraguaio abre porto de Corumbá para a Bolívia

Decreto permitiu livre navegação de embarcações e isenção de impostos
Da Redação -

Na tentativa de ampliar relações com a , o presidente Francisco Solano Lopes edita decreto permitindo a livre navegação de embarcações daquele país pelo rio e a isenção de impostos para produtos bolivianos na aduana de , então ocupada por seu governo:

“Falando-se em tráfico a via de comunicação que o governo mandou abrir entre Corumbá e Santo Corazon e considerando a conveniência de promover e proteger o comércio da República de Bolívia ao litoral do Paraguai, e para que a situação de bloqueio não traga embaraço ao retorno desse comércio, e vistos os artigos 3º e 4º do capítulo 2º do decreto de 2 de fevereiro de 1946

                         DECRETA

Art. 1° – Permite-se a livre de moeda metálica pela via de Corumbá para os importadores das províncias bolivianas.

Art. 2° – Declara-se livre de direito a exportação de mercadorias de produtos nacionais ou de produtos ultramarinos pela Aduana de Corumbá para o território da Bolívia.

Art. 3º – O Ministro Secretário de Estado e o departamento de Fazenda será encarregado da execução do presente Decreto. Quartel General em Paso Pucú, 22 de fevereiro de 1867. 

           Francisco S. Lopez”.


FONTEEl Semanário, Assunção (PY) 25 de fevereiro de 1867.

Compartilhe

Notícias mais buscadas agora

Saiba mais

Famílias aumentam intenção de consumo em 3,8% em Campo Grande

Brasileiro é preso na Indonésia com mais de 3 quilos de cocaína em bagagem

Quarto envolvido em assassinato de professor é preso em Antônio João

Caixa deve repassar até R$ 12 bi de lucros do FGTS para trabalhadores; saiba como receber

Notícias mais lidas agora

Campo Grande era centro de distribuição de drogas de grupo alvo da PF

Município aponta falhas técnicas e pede anulação de perícia paga pelo Consórcio Guaicurus

irmao eliza samudio 2

Apagado da história? Irmão de Eliza Samúdio cresceu com Bruninho e hoje é bloqueado

BR-163 tem 5 trechos interditados e 19 operando em ‘Pare e Siga’ nesta quinta-feira

Últimas Notícias

Esportes

Alison “Mamute” anuncia aposentadoria no final da temporada no RJ

O atleta vai para os EUA competir torneios do circuito americano e volta para o Brasil em outubro para se despedir

Transparência

Associação tenta exoneração de procurador comissionado na Câmara de Angélica

Procurador deveria ter sido contratado somente por meio de concurso, conforme as regras;

Mundo

Homem morre em voo da Turkish Airlines para os EUA e corpo desaparece após o pouso

O corpo deveria ter sido encaminhado para o IML, mas autoridades do local afirmaram que não há registros do passageiro no local

Cotidiano

Mais de 420 mil trabalhadores estão em situação informal em MS

A taxa de informalidade no Estado é de 30,5%, a quarta menor do Brasil